Fechar

Retrospectiva Contexto 2023 – parte 1

O ano está terminando, mas ainda dá tempo para uma retrospectiva com todos os livros que a Editora Contexto publicou em 2023.

Janeiro

Retrospectiva Contexto 2023

Este livro, voltado a professores da educação básica, traz propostas inovadoras para o trabalho com o português em sala de aula. Com o objetivo de romper com o preconceito linguístico e apresentar a diversidade de nossa língua, o manual divide-se em uma parte teórica e em uma parte prática com questões para serem aplicadas aos alunos. Uma ferramenta importante para um ensino que respeite as diferenças e não crie estigmas em relação às várias línguas que falamos e ouvimos.

Leia aqui um pouco mais sobre essa obra organizado pelas autoras Joyce Elaine de Almeida e Stella Maris Bortoni-Ricardo

Retrospectiva Contexto 2023

Como se sentem aqueles que têm seus direitos violados ou que vivem sob agressões e ameaças frequentes? Esta obra apresenta cinco histórias que contribuem para responder a essas questões. São narrativas derivadas de entrevistas feitas em momentos diversos e apresentadas sob a ótica da História Oral.
Gleice é policial militar aposentada; Mário, imigrante venezuelano; Merina, indígena da etnia Kaiowa; e Marco Antonio, procurador da República, protetor dos direitos de povos tradicionais. E que dizer de Márcia que, assim como tantos, teve a vida alterada em consequência da covid-19? Pessoas tão diferentes que, sem se conhecerem, têm em comum a desventura, assim como o recomeço. Este livro apresenta suas vozes, não como vítimas, mas como testemunhos de realidades muito maiores que suas histórias individuais evidenciam.

Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrito pelo autor Leandro Seawright

Retrospectiva Contexto 2023

Nações e nacionalismos oferece uma visão geral sobre o surgimento das nações, o nacionalismo e os conflitos decorrentes das tensões provocadas pelo ultranacionalismo ao longo da história. Este livro fornece uma perspectiva inclusiva que não se atém apenas à Europa Ocidental, pois trata também do que acontece na África, na Ásia e na América. Aborda temas como a origem e o desmantelamento das nações, a dinâmica dos conflitos étnicos, muitas vezes estimulados por países criados de maneira artificial, em que inimigos tradicionais foram colocados sob uma mesma bandeira. O livro lança luz sobre questões contemporâneas, como migração, diversidade e políticas autoritárias encontradas no nacionalismo atual.

Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrito pelo autor Florian Bieber

Retrospectiva Contexto 2023

A Antropologia Cultural de Franz Boas é um marco do pensamento ocidental. Sua contribuição ao conceito de cultura se deu a partir de rupturas com o que até então era predominante na Antropologia e também por meio da apresentação de um novo modelo, o chamado relativismo cultural. Com ele, o autor mostrou que os elementos culturais e o próprio conceito de cultura não devem ser analisados dentro de uma estrutura hierárquica, mas sim contextualmente e, em especial, levando em conta o ambiente e o momento histórico. Esta obra reúne textos que formam um conjunto fundamental do pensamento de Franz Boas e da Antropologia por ele construída.

Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrito pelo autor Franz Boas

Retrospectiva Contexto 2023

O impacto do pensamento de Ferdinand de Saussure no século XX é de enorme relevância e ainda hoje sentimos os efeitos intelectuais de sua produção. Mas o que, de fato, resta de Saussure nos dias atuais especificamente para a área linguística? Essa questão merece ser avaliada com base em sólida informação filológica e teórica, exigindo de quem o faz atitude ética em relação aos saberes constituídos na história. Este livro, escrito por Valdir do Nascimento Flores, especialista no assunto, cumpre esse papel. A obra traz informações claras e de qualidade para apresentar em detalhes ao leitor brasileiro os contornos da linguística geral de Ferdinand de Saussure, enriquecendo o debate em relação ao seu legado.

Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrito pelo autor Valdir do Nascimento Flores


Fevereiro

Retrospectiva Contexto 2023

Este é um manual básico e prático de Antropologia, voltado principalmente a estudantes. De caráter didático, a obra aborda aspectos históricos e temáticos que ajudam a delinear a Antropologia e divide-se em duas partes. A primeira expõe a forma antropológica de pensar, a partir das narrativas europeias de viagem, particularmente às Américas; a segunda apresenta o evolucionismo, o difusionismo e o culturalismo – teorias fundamentais para a área. Síntese prática e objetiva.

Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrito pelo autor Igor Machado

Retrospectiva Contexto 2023

Este livro sistematiza semelhanças e diferenças entre o português brasileiro e o português europeu no que diz respeito às suas propriedades sintáticas. Escrita por três importantes especialistas na área conectados pelos dois lados do Atlântico, a obra faz uma comparação detalhada entre as sintaxes das duas variantes, mostrando com muitos exemplos e explicações didáticas o que compartilham e o que as diferencia. O livro, que já nasce como referência, abre espaço não só para uma discussão acadêmica dos temas abordados, mas também oferece ferramentas para um aprofundamento no debate sobre o ensino de sintaxe de português nas escolas.

Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelos autores Mary A. Kato, Ana Maria Martins e Jairo Nunes

Retrospectiva Contexto 2023

Mulheres vêm conquistando posições de poder nas mais diversas áreas. Essa conquista, dura e lenta, esbarra em diversas barreiras culturais, mas é possível. E mais do que isso: é desejável para empresas e sociedade. Este livro mostra como as mulheres podem chegar lá, quais os principais desafios e qual é o estilo de liderança feminino. Além de informações e pesquisas atualizadas, Leny Kyrillos e Cássia Godoy trazem o relato (e excelentes dicas) de 13 profissionais renomadas em diferentes áreas de atuação. Da deputada federal Tabata Amaral à cientista Natalia Pasternak, da jornalista Maju Coutinho à executiva Claudia Sender.

Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelas autoras Leny Kyrillos e Cássia Godoy

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.