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O que a geolinguística estuda?

As relações entre língua e espaço implicam não apenas o mapeamento e a delimitação da ocorrência e abrangência geográfica de uma língua, variante ou comportamento linguístico. Também seus movimentos e mudanças linguísticas devem ser alvo do pesquisador, levando em conta os condicionamentos históricos, sociodemográficos e geofísicos presentes no espaço geográfico em questão.
Não se trata, usando uma metáfora de Thun (2010; 2017), de apenas fotografar um estado da língua em estudo, em determinada macroárea, como se faz com uma foto de satélite. Trata-se também de captar e projetar, por meio de técnicas semelhantes às de um filme ou de uma cronofotografia (Thun, 2010: 74), em que direção caminha uma variante ou comportamento linguístico, como as variantes coocorrem, convergem e divergem entre si, qual seu significado social, como se funcionalizam, como se conservam ou inovam, no tempo (mudança linguística) e no espaço (difusão ou perda linguística). Ou seja, não apenas a ocorrência, mas também sua recorrência, coocorrência, difusão e mudança, bem como os processos e resultados da interação e contato entre variedades de uma língua, devem estar, nessa perspectiva mais ampla, no radar do geolinguista. Comparese, por exemplo, um mapa que apenas apresenta onde fará sol ou chuva com um mapa meteorológico que mostra o movimento e a direção de um ciclone ou de uma onda de calor ou frio. Assim também variantes linguísticas se movem no espaço geográfico e social, impulsionadas ou barradas por fatores específicos.

Outro aspecto a considerar, nessa perspectiva, é que é preciso pensar em uma via de dois sentidos: não apenas das línguas e de suas variantes no espaço (do linguístico para o geo-), mas também de como o espaço condiciona a língua e suas variantes (do geo- para o linguístico), em termos do que favorece ou desfavorece seu uso, variação e mudança. Vale ressaltar que, nessa abordagem, tanto o objeto de estudo da geolinguística quanto a noção de espaço requerem uma readequação. Os avanços registrados, nos últimos 30 anos, especialmente a partir de Radtke e Thun (1996), buscam soluções nas duas vias que deem conta da complexidade da variação linguística. Em relação ao objeto de estudo, buscou-se abordar, nesse sentido:

a. não apenas a fala rural, mas também a urbana;
b. não apenas a fala dos mais velhos, também dos jovens (indicando possíveis
mudanças em progresso, na comparação dos dados);
c. não apenas a fala dos homens, mas também das mulheres;
d. não apenas a classe menos escolarizada, mas também a mais escolarizada,
no contínuo standard-substandard);
e. não apenas na fala, mas também na escrita;
f. não apenas na fala informal espontânea, mas também no estilo monitorado
e mais formal;
g. não apenas na sincronia, mas também na diacronia (tempo real e tempo
aparente);
h. não apenas do uso ativo, mas considerando o espectro de variantes que fazem parte do repertório de um falante, de forma ativa ou passiva e que, embora em desuso, são percebidas e valoradas pelos falantes;
i. não apenas falantes fixos à sua localidade (topostáticos), e sim também
móveis, isto é, migrantes – topodinâmicos, na terminologia de Thun (1996);
j. não apenas de falantes monolíngues, mas também plurilíngues.

Com respeito à noção de espaço, os estudos geolinguísticos têm colocado, desde cedo, uma série de variáveis geo-históricas que, de certo modo, podem condicionar a variação e mudança linguística. Como se mostrou em Altenhofen e Thun (2016), essas variáveis vão desde rotas migratórias e acidentes geográficos, determinantes do fluxo e da direção da mobilidade de um grupo (como rios e cadeias montanhosas) até a configuração e a abrangência de um território (localidade isolada ou região) e a territorialidade de uma língua (Altenhofen, 2014) – o tipo de área sociopolítica (fronteira, terra indígena, quilombola, de imigração etc.), localização da área (central ou periférica), sua idade (ocupação recente ou antiga), sua composição étnica (grau de heterogeneidade), a ordem de chegada nessa área (migrantes pioneiros e tardios), entre outros aspectos.

Seja qual for o foco ou a ênfase do estudo geolinguístico, é preciso lidar com dados que mostram uma complexidade maior do que normalmente se imagina. A facilidade dos indivíduos, hoje, de incorporar diferentes conhecimentos e informações linguísticas ao seu repertório, por conta de sua mobilidade crescente e acesso a novos recursos comunicativos, é especialmente grande. Fica a pergunta sobre como dar conta metodologicamente dessa complexidade. Compreender a engrenagem social e geográfica por trás do uso variável das
línguas é, nesse sentido, fundamental.

O que a geolinguística estuda?
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Ler o post anterior e complementar: O que é a geolinguística?


Capítulo escrito por Cléo Vilson Altenhofen é professor titular do Instituto de Letras da UFGRS, com formação na área de germanística e dialetologia. No PPG-Letras, atua na linha de pesquisa de Sociolinguística.

Livro A Linguística hoje: múltiplos domínios organizadores:
Gabriel de Ávila Othero é professor de Linguística de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É autor do livro Teoria X-barra, coautor de Conceitos básicos de linguística: sistemas conceituais e Conceitos básicos de linguística: noções gerais e Para conhecer sintaxe, além de coorganizador de Sintaxe, sintaxes: uma introdução, Chomsky: a reinvenção da linguística, Saussure e a Escola de Genebra e A Linguística hoje: Múltiplos domínios.

Valdir do Nascimento Flores é professor titular de graduação e pós-graduação de Língua Portuguesa da UFRGS. É coorganizador dos livros Dicionário de Linguística da Enunciação, Saussure e Saussure e a Escola de Genebra e A Linguística hoje: Múltiplos domínios, e coautor de Enunciação e discurso, Semântica, semânticas: uma introdução, Introdução à linguística da enunciação, Enunciação e gramática, Conceitos básicos de linguística: sistemas conceituais, Conceitos básicos de linguística: noções gerais, e autor de A linguística geral de Ferdinand de Saussure.

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