Fechar

Sou mulher, sou líder | Lançamento

Mulheres no mercado de trabalho. Por que a participação delas ainda é menos significativa, muitas vezes menos valorizada, e o acesso é tão desafiador? O aspecto cultural certamente influencia a ocorrência de vieses que podem impactar na busca por oportunidades, na seleção das profissionais e na percepção de quem contrata.

Por outro lado, de forma positiva e otimista, observamos várias mulheres que, apesar desse cenário, conquistam cargos de liderança e entregam realizações de destaque e de muita qualidade. O que será que acontece? Quais fatores interferem para algumas sucumbirem aos desafios e outras os enfrentarem com sucesso? Como o comportamento da mulher determina esse resultado?

Quando o cenário sociocultural é muito arraigado e estabelecido, será que o comportamento individual pode determinar os resultados obtidos? Por que, apesar do contexto desafiador e exigente de forma injusta, algumas mulheres se destacam e atingem seus objetivos?

Esses questionamentos levaram a nós, as autoras Leny Kyrillos e Cássia Godoy, a buscar entender melhor o processo da liderança feminina. Acreditamos que características de comportamento, atitudes determinam respostas, reações do meio, que podem ser mais ou menos favoráveis, mais ou menos limitantes. Entender que essas respostas dependem da nossa atuação traz uma grande responsabilidade, mas também muita autonomia. Permite que sejamos protagonistas de nossas vidas e de nossas carreiras, o que é libertador e muito prazeroso.

Sou mulher, sou líder | Lançamento
Saiba mais sobre o livro em nosso site (clicando aqui)

Eu, Leny, no meu contato profissional com inúmeras mulheres em postos de liderança, tive a oportunidade de identificar características, modos de pensar, de agir que certamente justificavam claramente o sucesso alcançado. Percebi também, por outro lado, o tanto que esse processo era muitas vezes mais desafiador e “dolorido” por conta de crenças, inseguranças, receios herdados e muitas vezes infundados. O tema virou uma obsessão… Como profissional envolvida com elas, como mulher e principalmente como ser humano, senti a necessidade de estudar mais, pesquisar, observar esse universo e colocar os achados, as conclusões, as sugestões e as dicas trabalhadas à disposição e a serviço de mais pessoas.

Este livro é o resultado de nossas inquietações, observações e intervenções nessa seara instigante, necessária e tão relevante para todos nós. Apesar do tema já ser bastante debatido, entendemos que nossa abordagem, fruto da reflexão de duas mulheres e profissionais com experiências diferentes, complementares, certamente contribui e agrega mais elementos para o desenvolvimento e os aprimoramentos de pessoas, em diferentes níveis de atuação. Assim, optamos por trazer a visão e a percepção de algumas mulheres que “chegaram lá” para refletirmos e propormos formas positivas de atuação, para quem pretende entender melhor o cenário, atingir objetivos, buscar sua realização. Entendemos que a experiência prática traz informações e ganhos importantes; porém, essa experiência precisa ser compreendida e assimilada à luz da ciência, da análise e da reflexão, para poder ser efetivamente aplicada com sucesso. Este livro traz a junção desses dois lados: depoimentos inspiradores e reais e o embasamento teórico, o acesso a dados e informações relevantes para nos entendermos e para escolhermos crenças, atitudes e comportamentos de sucesso.

Um estudo da consultoria Thomas International com 274 pessoas no Reino Unido, na Holanda e na Austrália realizou avaliações psicométricas para medir os traços de personalidade de executivos. Os resultados mostraram que não há diferença expressiva de habilidades e nem de inteligência emocional, como adaptabilidade, expressão de emoção, empatia, autoestima, consciência, resiliência, curiosidade entre homens e mulheres líderes. Assim, entendemos que, certamente, os resultados obtidos em nossa vida profissional dependem do nosso modo de agir e de nos comportarmos! Aqui discutimos sobre atitude, sobre como os sinais que nós emitimos geram percepções e definem os retornos que obtemos. E sabemos o tanto que as mulheres estão ativamente em busca de uma maior compreensão desse tema para nortear a sua atuação.

Desde as primeiras edições do programa Comunicação e Liderança, que passamos a fazer juntas na rádio CBN em 2017, percebemos o quanto a demanda das mulheres era crescente: elas queriam se comunicar melhor e saber como lidar com um mundo ainda tão resistente à nossa chegada aos postos de comando.

Esse movimento passou a chamar a nossa atenção e ficou no nosso radar. E eu, Leny, fonoaudióloga por formação e estudiosa dos fenômenos da comunicação, já havia escrito outras obras que envolviam comunicação e liderança e queria uma parceira para um livro sobre liderança feminina.

A escolha recaiu sobre quem estava bem perto, no microfone ao lado. A jornalista e companheira de coluna Cássia Godoy sempre participou ativamente das nossas conversas, com comentários interessantes e perguntas pertinentes. Desde o início da nossa atuação conjunta no quadro, o tema liderança feminina sempre esteve presente. A comunicação estabelecida pelas mulheres, a forma como podemos gerar percepção positiva e, consequentemente, respostas colaborativas foram discutidas por nós, a partir dos pedidos de várias ouvintes. A mulher no mercado de trabalho, com suas características, sua forma de liderar, suas fortalezas e eventuais pontos de cuidado eram assuntos recorrentes, e geraram muitas reflexões e discussões. Era o momento de convidar a Cássia!

Eu, Cássia, gostei da ideia, mas confesso que fiquei reticente em embarcar no projeto. Tive muitas dúvidas. Não sobre a importância do tema ou a capacidade de uma especialista como a Leny. Mas sobre a minha contribuição aqui.

E foi justamente ao refletir sobre essa hesitação que decidi topar a empreitada. Talvez mais uma prova da pertinência do livro: nós, mulheres, nos questionamos demais quando somos convidadas a fazer parte de um projeto interessante ou quando recebemos uma promoção. Somos infelizmente mais impactadas por um diálogo mental nada gentil nem justo com a nossa história profissional nessas situações. Aliás, ao longo do livro, apresentamos essas ideias em detalhes.

Depois de trocarmos ideias, concluímos que a primeira parte da obra consistiria em entrevistar mulheres que alcançaram expressivos cargos de liderança ou destaque em suas áreas de atuação. Assim, fizemos uma lista de 13 profissionais de perfis variados e que tinham em comum o fato de estarem no topo: de empresas dos outros, das empresas delas ou das próprias carreiras.

Coube à Cássia conversar com esse elenco destacado. As entrevistas trouxeram depoimentos que expressam e exemplificam as dores e as delícias de ser líder e de ocupar o espaço que queriam e que conquistaram.

A segunda parte do projeto seria embasar e fundamentar as ideias geradas pelas conversas com uma série de dados e de conceitos que dessem um panorama da situação da mulher no mercado de trabalho, além de contextualizar questões levantadas pelas entrevistadas.

Com os depoimentos dessas mulheres de trajetórias bem-sucedidas e informações que permitiam entender o tempo e o ambiente em que vivemos, passamos a trabalhar com afinco e muita vontade para a realização desta obra.

Nosso intuito é mostrar que, apesar dos enormes desafios e de um mundo de circunstâncias que não dependem exclusivamente de nós, os caminhos existem. E são tão plurais quanto nós, mulheres.
Que sejamos inspirações umas para as outras!


Cássia Godoy é jornalista e apresentadora da Rádio CBN. Formou-se em Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonada por rádio, por ouvir e contar histórias, já passou pelas redações da Rádio BandNews FM e da Univesp TV. 

Leny Kyrillos é fonoaudióloga, doutora em Ciências dos Distúrbios da Comunicação pela Unifesp, especialista em voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e Personal & Professional Coach. Faz consultoria e assessoria de comunicação, é comentarista do quadro Comunicação e Liderança da rádio CBN, organizadora e autora de várias publicações, como o livro Comunicar para liderar (com Mílton Jung, lançado pela Editora Contexto) e Comunicação e Liderança (com Carlos Alberto Sardenberg), além de fazer palestras no Brasil e no exterior. 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.