Fechar

A linguística geral de Ferdinand de Saussure | Lançamento

No ano em que se completam 120 anos da publicação do Curso de linguística geral (CLG),do linguista suíço Ferdinand de Saussure (1857-1913), livro que funda a linguística moderna como ciência, a Editora Contexto traz a público este A linguística geral de Ferdinand de Saussure, um livro com objetivo simples, mas ainda inédito na linguística brasileira: apresentar ao leitor os contornos da linguística geral de Saussure, levando em conta não apenas o CLG, o livro fundador, mas também o Escritos de linguística geral (ELG), livro que reúne manuscritos de Saussure descobertos durante o século XX, publicado apenas no início do século XXI.

A linguística geral de Ferdinand de Saussure | Lançamento

Articular esses dois livros atribuídos a Saussure e apresentá-los em conjunto é o diferencial desse trabalho do professor Valdir do Nascimento Flores (UFRGS), pesquisador da “obra” saussuriana há mais de 30 anos.

O trabalho do professor Valdir parte exatamente da noção de “obra”, desenvolvida pelo linguista francês Jean-Claude Milner, para quem falar na “obra” de um autor implica necessariamente levar em conta a sua unicidade na cultura. Para ele, uma obra se organiza “em torno de um sistema de nomeações – o nome do autor e o título da obra”. Independentemente da quantidade de textos ou de livros existentes, o que singulariza uma obra é o sistema de nomeação que lhe dá unidade: “uma obra não é uma matéria, é uma forma e é uma forma que organiza a cultura”, diz Milner.

Nesse sentido, podemos considerar que tanto o CLG como o ELG fazem parte, no âmbito da cultura em geral, da obra saussuriana, e muito especialmente da obra de linguística geral, já que, como sabemos, Saussure não se limitou aos estudos de linguística geral, tendo se interessado por outros campos do conhecimento (literatura, lendas, línguas antigas etc.).

O professor Valdir Flores defende em seu livro que “o” Saussure da cultura em geral não é “o” Saussure dos filólogos especialistas. E isso por um motivo: os especialistas, ao desenvolverem seus estudos aprofundados, normalmente desconsideram o ELG, em função de o livro apresentar uma série de dificuldades editoriais, que poderiam levar a erros de natureza filológica. Sem dúvida, têm razão os especialistas.

No entanto, não podemos ignorar que existe uma situação nova, instaurada pela publicação do ELG no século XXI: ele existe e está à disposição de qualquer leitor no Brasil e no mundo. O fato é que tanto o CLG como o ELG são facilmente encontrados nas estantes de nossas livrarias e bibliotecas; ambos estampam o nome de Saussure na capa, na condição de autor; ambos estão presentes na pesquisa e na formação acadêmica de linguistas (e isso não somente no Brasil).

Sem dúvida, muitos questionamentos advêm desse fato, em especial para o amplo público de professores, de estudantes de linguística e de outras áreas do conhecimento. É de se esperar que se queira saber que diferenças há entre o CLG e o ELG: há entre os livros relações de oposição, contradição, complementariedade? Indaga-se ainda: qual é o verdadeiro Saussure? Qual deve ser ensinado na universidade? Qual serve de referência, hoje em dia, para dar a conhecer o pensamento de Saussure?

É justo, portanto, que ambos os livros sejam avaliados de maneira cautelosa e aprofundada, com vistas a esse público amplo da cultura e não a um público de especialistas. Isso é o que se busca fazer em A linguística geral de Ferdinand de Saussure.


Valdir do Nascimento Flores é professor titular de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estudos de pós-doutorado na Université de Paris XII e na Université de Paris X. Foi professor visitante no Institut des Textes et Manuscrits Modernes (ITEM – CNRS/ ENS) na França, onde ministrou cursos sobre a recepção das ideias de Saussure e Benveniste no Brasil. É membro do Cercle Ferdinand de Saussure, com sede em Genebra (Suíça), editor da editora da Abralin (juntamente com Gabriel de Ávila Othero) e pesquisador do CNPq. Pela Contexto, é organizador dos livros Dicionário de Linguística da Enunciação Saussure, e coautor de Enunciação e discursoSemântica, semânticas: uma introduçãoIntrodução à Linguística da EnunciaçãoEnunciação e gramáticaConceitos básicos de linguística: sistemas conceituais Conceitos básicos de linguística: noções gerais.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.