Fechar

Coleção História na Universidade

Livros bem escritos, curtos e abrangentes que focam em períodos chave da história do Brasil e do mundo. É essa a contribuição da coleção História na Universidade. Os autores, professores experientes, dão uma visão de conjunto sobre o período da História de sua especialidade. Por seu caráter didático, as obras são adotadas em curso de graduação em todo o país.

coleçãohistórianauniversidade

O que significa pensarmos a História Contemporânea? Quais os cuidados necessários para estudar um tempo tão próximo ao nosso? O professor da usp Marcos Napolitano encara o desafio e discorre sobre os avanços e retrocessos do século xx a partir do entreguerras. Por um lado, crise econômica, genocídios, miséria, terror nuclear. Por outro, avanço tecnológico sem precedentes, conquistas democráticas em várias localidades do planeta, maior igualdade de gênero e racial, melhoria do padrão de vida. O livro chega ao século atual, cheio de incertezas, com as quebras de consensos, valores e paradigmas de organização das políticas nacionais e internacionais. Obra destinada a todos os interessados no assunto, especialmente estudantes de graduação em História.


Coleção História na Universidade

O passado é imutável, mas as interpretações sobre ele não são estáticas. O historiador, responsável por essas interpretações, pode revisitar temas já estudados e, assim, a História pode ser reescrita. Se novos documentos ou vestígios forem encontrados e se novas perguntas – a partir de preocupações do tempo presente – forem feitas às fontes históricas, o evento pretérito deve ser revisto e outra investigação realizada. Mas quais são os passos necessários para propor uma nova pesquisa em História? Este livro percorre um amplo panorama que apresenta, de forma didática, procedimentos e métodos que distinguem a produção do conhecimento historiográfico. A partir das ideias de historiadores essenciais para o desenvolvimento da área, o leitor é instigado a participar ativamente deste desafio que é escrever História, elaborando e executando seu próprio projeto de pesquisa. Obra voltada especialmente para estudantes de graduação.


Coleção História na Universidade

A Idade Média abrange um período de cerca de dez séculos, compreendido entre o final da Antiguidade e o início da época moderna. Diferentes formas de expansão, de poder e de sociedade foram forjadas durante esses mil anos. Enquanto os chamados bárbaros conquistavam territórios, o poder da Igreja crescia e o cristianismo se tornava uma ferramenta eficaz de integração (muitas vezes forçada). Outra característica marcante do período é a dominação senhorial: controle econômico, jurídico, político e militar dos camponeses por parte da aristocracia.
Nesta obra introdutória, o professor da Universidade de São Paulo Marcelo Cândido da Silva se dedica a apresentar e discutir as principais características desse período, dando ênfase a seus contrastes: a fome, a peste e as guerras se alternando com tempos de paz e prosperidade; o universalismo do papado convivendo com os particularismos senhoriais e com as monarquias em vias de centralização. Com este livro, o leitor tem em mãos uma obra atualizada e palpitante sobre a História Medieval.


Coleção História na Universidade

O livro Grécia e Roma é uma excelente porta de entrada para o leitor conhecer a Antiguidade Clássica, que tanta influência teve, e ainda tem, na civilização ocidental. A obra segue uma sequência clara e trata de aspectos essenciais a respeito do período, dando destaque aos elementos que permanecem importantes nos dias de hoje.
Nenhuma formação educacional e cultural está completa sem o conhecimento da trajetória e das heranças dos antigos gregos e romanos. Estamos imersos nas referências à cultura clássica. Palavras e expressões que fazem parte de nosso cotidiano, além de costumes, tradições e maneiras de pensar que norteiam nossas vidas, vêm dos tempos clássicos. Muito da Matemática, da Filosofia, do Direito, da Medicina, do Esporte, da Arquitetura… e até da cultura pop atual bebem nas fontes greco-romanas. Por isso, a Antiguidade Clássica faz parte de qualquer currículo sério de História. Por isso, esse livro é fundamental.

Conheça todos os livros da coleção (aqui)