Fechar

Café Contexto – História contemporânea (até os dias de hoje)

Em nosso sexto encontro do ciclo temático História na Universidade o Café Contexto recebeu Marcos Napolitano professor titular de História do Brasil no Departamento de História da USP e autor do livro História Contemporânea 2. A mediação foi realizada pelo historiador e editor da Contexto, Jaime Pinsky.

O Café Contexto é um espaço para encontros e conversas com nossos autores. As lives são divulgadas e transmitidas em nossas redes sociais. Nossos encontros vão ocorrer sempre as terças-feiras, às 16h, sendo semanas alternadas entre Linguística e História. Nos acompanhe por lá para saber das próximas edições.

Se quiser saber mais sobre o assunto, conheça o livro. 😉

Café Contexto – História contemporânea (até os dias de hoje)

O que significa pensarmos a História Contemporânea? Quais os cuidados necessários para estudar um tempo tão próximo ao nosso? O professor da usp Marcos Napolitano encara o desafio e discorre sobre os avanços e retrocessos do século xx a partir do entreguerras. Por um lado, crise econômica, genocídios, miséria, terror nuclear. Por outro, avanço tecnológico sem precedentes, conquistas democráticas em várias localidades do planeta, maior igualdade de gênero e racial, melhoria do padrão de vida. O livro chega ao século atual, cheio de incertezas, com as quebras de consensos, valores e paradigmas de organização das políticas nacionais e internacionais. Obra destinada a todos os interessados no assunto, especialmente estudantes de graduação em História.


Marcos Napolitano é doutor em História Social e professor titular de História do Brasil no Departamento de História da USP. É autor dos livros Como usar o cinema na sala de aula, Como usar a televisão na sala de aula, Cultura brasileira: utopia e massificação, 1964: História do Regime Militar brasileiro, História do Brasil República e História Contemporânea 2: do entreguerras à nova ordem mundial, além de ser coautor de História na sala de aula, Fontes históricas e Novos temas nas aulas de História – todos publicados pela Editora Contexto.

Jaime Pinsky é historiador e editor. Completou sua pós-graduação na USP, onde também obteve os títulos de doutor e livre-docente. Foi professor na Unesp, na própria USP e na Unicamp, onde foi efetivado como professor adjunto e professor titular. Participa de congressos, profere palestras e desenvolve cursos. Atuou nos EUA, no México, em Porto Rico, em Cuba, na França, em Israel, e nas principais instituições universitárias brasileiras, do Acre ao Rio Grande do Sul. Criou e dirigiu as revistas de Ciências Sociais, Debate & Crítica e Contexto. Escreve regularmente no Correio Braziliense e, eventualmente, em outros jornais e revistas.