Fechar

Coleção Cotidiano

A coleção Cotidiano é uma série que traz especialistas para explicarem e aprofundarem conceitos que, mesmo fazendo parte do dia a dia de nossas vidas, são bastante complexos. Obras como Filosofia no cotidiano, de Luiz Felipe Pondé, Ciência no cotidiano, de Natalia Pasternak e Carlos Orsi, e Economia no cotidiano, de Alexandre Schwartsman. Longevidade no cotidiano, de Mariza Tavares é o mais recente livro da coleção.

Coleção Cotidiano

“O cotidiano nem sempre é tomado apenas por questões profundas. E nem só delas vive o homem, mas também de banalidades. Muitas vezes, ele é tomado por questões ‘menores’, e é a elas que nos dedicaremos aqui. O cotidiano tenderá a ser mais pobre no futuro. Mais entediante e previsível. Refletiremos sobre pequenas questões neste livro.” – Luiz Felipe Pondé


Coleção Cotidiano

Aqui o feminismo não é apenas mais uma teoria defendida na universidade, nem uma trincheira de políticos em busca de votos. Marli Gonçalves, combatente de primeira hora, sai uma vez mais em campo para ajudar mulheres e homens a praticar o feminismo, a lutar por uma sociedade mais justa. Marli foge dos teóricos da moda, assim como do(a)s político(a)s oportunistas. O feminismo que prega é o vivido, não apenas o pensado. Este livro é o presente ideal para mulheres e homens que queiram – ou precisem – aprender o que é mesmo esse tal de feminismo…


Coleção Cotidiano

O simples fato de vivermos no século XXI já nos faz beneficiários da ciência e dos seus frutos, mesmo que a gente não se dê conta dessa verdade. Os objetos que nos dão conforto, que nos dão prazer, que nos transportam, que nos emocionam, que nos informam (até este livro) só existem da forma como existem por conta dos conhecimentos científicos. O cidadão que ignora fatos científicos básicos pode se tornar presa fácil de curandeiros e charlatões, gente que mente para os outros e, não raro, para si mesma.


Coleção Cotidiano

“A inflação é possivelmente a face mais visível da economia no dia a dia. Cada vez que vamos à feira, ao supermercado, quando enchemos o tanque do carro ou pagamos a conta de luz, a realidade de preços mais altos nos acomete.”
“As pessoas ‘sentem’ a atividade econômica de alguma maneira: quando a economia esquenta, empresários vendem mais, pessoas acham empregos com mais facilidade, salários tipicamente aumentam, convertendo-se em novas compras etc.”
“Apesar das aparências, mercado financeiro não é jogatina, ou melhor, quem acredita que se trata de jogatina pode se preparar para perder muito dinheiro, até eventualmente desistir.”


Coleção Cotidiano

“Este livro explica, em linguagem simples, as principais regras e a estrutura básica da Justiça. Há normas para o nascimento e a morte, a infância e a adolescência, o eleitor e o infrator. Leis regulam a propriedade e o aluguel, o amor e a separação, o trabalhador, o empreendedor e os impostos. O Direito protege a vida, a mulher, o consumidor e o meio ambiente. Saber como essas coisas funcionam pode ajudar a enfrentar as inevitáveis dificuldades do dia a dia e a fugir de algumas armadilhas.” – Eduardo Muylaert


Coleção Cotidiano

Atividades diversas e intensas do café da manhã até voltar para cama à noite. É assim o seu dia? Você já parou para refletir sobre o seu cotidiano? Qual seu propósito, o que espera da vida? Ou você alega não ter tempo para “essas bobagens”? Pois neste livro a psicóloga Nina Taboada propõe uma pausa para que pensemos como lidamos com nossas emoções, com nossos medos e, sem dúvida, com os acontecimentos do nosso dia a dia – incluindo as crises, que tanto podem nos ensinar. Como? É importante incluir hábitos de cultivo da mente, de inteligência emocional e de propósito. Mas como chegar lá? Com exercício de autoconhecimento constante, que permite aprimoramento e aceitação de si.


Coleção Cotidiano

“Não caia na armadilha de achar que o assunto não lhe diz respeito porque parece estar distante do seu horizonte. Na verdade, começamos a envelhecer no momento em que nascemos. Todos os que temos sorte chegaremos lá e é fundamental que comecemos a praticar o quanto antes.”
“Um roteiro para envelhecer bem inclui zelar pelo seu capital físico, a saúde; estimular seu capital intelectual, num permanente processo de aprendizado; alimentar seu capital social, as relações afetivas; e preservar ou expandir o patrimônio, seu capital financeiro.”
“Há artigos e fórmulas de todo tipo que ensinam como ficar fabulosa depois dos 50 ou exaltam a figura da ‘vovó gata’. Isso é o oposto de lidar bem com o tempo. O amadurecimento ensina, entre outras coisas, a não se tornar escravo da opinião alheia, o que é libertador.”