Fechar

Café Contexto – Grécia e Roma

Em nosso terceiro encontro do ciclo temático História na Universidade o Café Contexto recebeu o historiador Pedro Paulo Funari, que é mestre em Antropologia Social, doutor em Arqueologia e livre-docente em História pela Universidade de Campinas. Autor do livro Grécia e Roma.

O Café Contexto é um espaço para encontros e conversas com nossos autores. As lives são divulgadas e transmitidas em nossas redes sociais. Nossos encontros vão ocorrer sempre as terças-feiras, às 16h, sendo semanas alternadas entre Linguística e História. Nos acompanhe por lá para saber das próximas edições.

Se quiser saber mais sobre o assunto, conheça o livro. 😉

Café Contexto - Grécia e Roma

O livro Grécia e Roma é uma excelente porta de entrada para o leitor conhecer a Antiguidade Clássica, que tanta influência teve, e ainda tem, na civilização ocidental. A obra segue uma sequência clara e trata de aspectos essenciais a respeito do período, dando destaque aos elementos que permanecem importantes nos dias de hoje.
Nenhuma formação educacional e cultural está completa sem o conhecimento da trajetória e das heranças dos antigos gregos e romanos. Estamos imersos nas referências à cultura clássica. Palavras e expressões que fazem parte de nosso cotidiano, além de costumes, tradições e maneiras de pensar que norteiam nossas vidas, vêm dos tempos clássicos. Muito da Matemática, da Filosofia, do Direito, da Medicina, do Esporte, da Arquitetura… e até da cultura pop atual bebem nas fontes greco-romanas. Por isso, a Antiguidade Clássica faz parte de qualquer currículo sério de História. Por isso, esse livro é fundamental.


Pedro Paulo Funari é graduado em História pela Universidade de São Paulo, mestre em Antropologia Social e doutor em Arqueologia. Livre-docente em História pela Universidade de Campinas, foi professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Assis), sendo hoje professor titular da Unicamp, pesquisador associado da Illinois State University (EUA) e da Universitat de Barcelona (Espanha), além de professor do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade de São Paulo. Atua como pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Unicamp) e no programa de doutorado em Ambiente e Sociedade. Pela Contexto, é organizador dos livros As religiões que o mundo esqueceu e Turismo e patrimônio cultural e autor/coautor de Pré-História do Brasil, A temática indígena na escolaHistória na sala de aula, História da cidadania, Arqueologia, História das guerras, Fontes históricas e Grécia e Roma.