Fechar

Café Contexto – Práticas de pesquisa em História

Em nosso último encontro do ciclo temático História na Universidade o Café Contexto recebeu Tania Regina de Luca, professora de cursos de graduação e do programa de pós-graduação em História da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis e autora do livro Práticas de pesquisa em História e diversos outros. A mediação foi realizada pela jornalista e editora, Luciana Pinsky.

O Café Contexto é um espaço para encontros e conversas com nossos autores. As lives são divulgadas e transmitidas em nossas redes sociais. Nosso próximo encontro será terça-feira, às 16h, sendo o último do ciclo temático Grandes Eixos da Linguística. Nos acompanhe por lá para saber as novidades.

Se quiser saber mais sobre o assunto, conheça o livro. 😉

Café Contexto – Práticas de pesquisa em História

O passado é imutável, mas as interpretações sobre ele não são estáticas. O historiador, responsável por essas interpretações, pode revisitar temas já estudados e, assim, a História pode ser reescrita. Se novos documentos ou vestígios forem encontrados e se novas perguntas – a partir de preocupações do tempo presente – forem feitas às fontes históricas, o evento pretérito deve ser revisto e outra investigação realizada. Mas quais são os passos necessários para propor uma nova pesquisa em História? Este livro percorre um amplo panorama que apresenta, de forma didática, procedimentos e métodos que distinguem a produção do conhecimento historiográfico. A partir das ideias de historiadores essenciais para o desenvolvimento da área, o leitor é instigado a participar ativamente deste desafio que é escrever História, elaborando e executando seu próprio projeto de pesquisa. Obra voltada especialmente para estudantes de graduação.


Tania Regina de Luca é professora de cursos de graduação e do programa de pós-graduação em História da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis. É mestre e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo e livre docente pela Unesp. Pela Contexto, é organizadora dos livros História da imprensa no Brasil e O historiador e suas fontes e coautora dos livros Nova História das mulheres no BrasilFontes históricas, História da cidadania e Indústria e trabalho no Brasil (fora de catálogo).  E autora de Práticas de pesquisa em História.