Fechar

Três livros por Ronai Rocha

Recomendações de leituras são sempre bem-vindas. Quando feitas por grandes autores, especialistas renomados em suas áreas, melhor ainda.

Então, nesse momento pelo qual todos nós estamos passando, nossos autores fazem indicações de livros para a sua quarentena.

Confira as dicas enviadas pelo professor Ronai Rocha:

Três livros por Ronai Rocha

‘Minha primeira recomendação é de um livro cujo título por si só se encaixa nesses dias. É o Livro do desassossego, de Fernando Pessoa, no qual o autor escreve “palavras como a salvação da alma”. Ele é considerado um dos mais importantes livros em língua portuguesa e isso basta. Há muitas edições por aí.

Minha segunda recomendação é um livro de Primo Levi, É isto um homem?, que nos ensina muito sobre a natureza humana diante das penas e padecimentos.

A terceira recomendação é uma leitura para crianças ou, melhor ainda, uma leitura que pode ser feita para as crianças. Trata-se de A história de uma folha, de Leo Buscaglia. É um livro muito pequeno, pode ser lido em meia hora, e seu texto está disponível na internet. No caso de uma leitura dos pais para a criança, que seja feita em um ambiente claro e alegre, durante o dia, para que elas possam desfrutar dele ao longo das horas antes de dormir.’


Ronai Rocha é doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde foi pró-reitor de graduação. Desde o início de sua vida profissional pesquisou temas ligados à educação. Pela Contexto é autor dos livros Quando ninguém educa e Escola partida.