Fechar

Quatro livros por Carlos Orsi

Recomendações de leituras são sempre bem-vindas. Quando feitas por grandes autores, especialistas renomados em suas áreas, melhor ainda.

Então, nesse momento pelo qual todos nós estamos passando, nossos autores fazem indicações de livros para a sua quarentena.

Confira as dicas enviadas pelo jornalista Carlos Orsi:

Quatro livros por Carlos Orsi

‘Minha primeira recomendação de leitura desta pandemia é A Chave do Tamanho, de Monteiro Lobato: Emília vai ao fim do mundo e desliga a chave do tamanho, reduzindo toda a espécie humana à estatura de insetos. É uma outra pandemia, mais inteligente, fantasiosa e divertida que esta do mundo real.

Já para quem quer escapar do mundo moderno, poucos destinos são mais acolhedores do que a Londres de 1885. Então, conheça O Vale do Medo, último dos quatro romances de Sherlock Holmes escritos por Sir Arthur Conan Doyle. Menos famoso que seus antecessores (O Signo dos Quatro e O Cão dos Baskervilles), Vale do Medo traz não só uma das séries de deduções mais brilhantes de Holmes como também marca um ponto de transição entre o romance policial inglês clássico e o que viria a ser o estilo mais duro e realista de americanos como Dashiell Hammett.

Para fechar, recomendo um livro de contos – esse gênero tão esquecido da literatura. Minha sugestão é Ficções, do argentino Jorge Luis Borges. Inicialmente, pensei em recomendar O Livro de Areia, porque lá se encontra A Biblioteca de Babel, que reúne todos os livros possíveis em todas as línguas imagináveis. Mas em Ficções estão dois famosos contos de detetive escritos por Borges, por isso não poderia deixá-lo de fora.

E então, ao recomendar três livros, acabei recomendando quatro.
Boas leituras! O isolamento dos corpos não precisa ser um isolamento das mentes.’


Carlos Orsi é jornalista formado pela Escola de Comunicação e Artes da usp, cofundador e editor-chefe da revista Questão de Ciência. Ex-editor de Ciência e Meio Ambiente do Portal Estadão, ex-colunista da revista Galileu e do Jornal da Unicamp. Autor de três livros de divulgação científica. Pela Contexto, é autor do livro Ciência no cotidiano, em parceria com a microbiologista Natalia Pasternak.