Fechar

Café Contexto – Escola Partida: ética e política na sala de aula

Se você perdeu a nossa Live com o doutor em Filosofia e autor dos livros Quando ninguém educa e Escola partida, Ronai Rocha. Assista agora!

O Café Contexto é um espaço para encontros e conversas com nossos autores. As lives são divulgadas e transmitidas em nossas redes sociais. Nos acompanhe por lá para saber das próximas edições.

Quer saber mais sobre o assunto, conheça o livro. 😉

Café Contexto - Escola Partida: ética e política na sala de aulaclass=

O polêmico movimento Escola sem Partido começou em 2003 como uma organização informal preocupada com “a contaminação político-ideológica das escolas” e o “abuso da liberdade de ensinar”. O movimento cresceu, ganhou adeptos incondicionais e adversários ferrenhos. Porém, mais importante do que evocar adjetivos apaixonados é ampliar o debate sobre a ética profissional docente: o que professores podem e devem fazer na sala de aula? Como devem compreender o compromisso do currículo escolar com as questões sensíveis do mundo da criança e do jovem e com os valores e ideais seculares de tolerância, respeito e justiça? Neste livro, Ronai Rocha apresenta uma ampla discussão sobre o tema, partindo de seus 40 anos de docência em cursos de formação de professores.

Ronai Rocha é doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde foi pró-reitor de graduação. Desde o início de sua vida profissional pesquisou temas ligados à educação. Pela Contexto é autor dos livros Quando ninguém educa e Escola partida.