Fechar

Retrospectiva Contexto 2023 – parte 2

O ano está terminando, mas ainda dá tempo para uma retrospectiva com todos os livros que a Editora Contexto publicou em 2023. Confira aqui a parte 1

Fevereiro

Retrospectiva Contexto 2023 - parte 2

Para compreender as Relações Internacionais hoje é preciso ter conhecimentos sobre seu passado. Esta obra apresenta um panorama conciso e completo sobre a história das RI, a partir de fins do século XVI até chegar aos nossos dias. O livro percorre pontos-chave desse período, como a ascensão da Inglaterra com a subsequente hegemonia britânica, passando pelas independências na América Latina, pelo desenvolvimento dos Estados Unidos, tratando das duas guerras mundiais, da Guerra Fria e, por fim, discutindo o estado atual das RI. Enriquecido com mapas, o livro volta-se principalmente a estudantes da área.

Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelos autores Antônio Carlos Lessa e Carlo Patti

Retrospectiva Contexto 2023 - parte 2

O imperialismo, desenvolvido a partir da segunda metade do século xix, consistia na dominação econômica de alguns países (além dos europeus, também os eua e o Japão) sobre outros. O objetivo era, de um lado, aumentar o mercado de seus produtos industrializados e, de outro, obter matérias-primas garantidas a custo baixo. Além da Inglaterra, países como Bélgica, Holanda, França e Itália também se beneficiavam desse sistema, e o restante do mapa-múndi da época – particularmente os países da África, Ásia, América Central e do Sul, além dos países do Oriente Médio – era dividido entre essas nações.

Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelo autor João Fábio Bertonha


Março

Retrospectiva Contexto 2023 - parte 2

Há mais de 2 mil anos, a China deu início a um movimento de integração regional que culminaria em um amplo sistema econômico, cultural e histórico envolvendo a Ásia, a Europa e a África: a Rota da Seda, uma das mais significativas vias de comércio do “Velho Mundo”. Na rica e instigante jornada trazida por este livro, somos apresentados a acontecimentos, personagens, culturas e paisagens entre a China e a Ásia Central, compreendendo a Rota da Seda como um fenômeno para além de um conjunto de vias comerciais que ligavam Oriente e partes do Ocidente entre os séculos II a.C. e XVI d.C.: um universo de trocas culturais e formações civilizacionais; um espaço de mobilidade, em que viajantes e caravaneiros se aventuraram para comercializar produtos exóticos e, como consequência, aproximaram diferentes sociedades de partes distantes do mundo.

Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelo autor Otávio Luiz Pinto

Retrospectiva Contexto 2023 - parte 2

Quais são os métodos necessários para uma abordagem sistemática e intelectual da pesquisa em Antropologia? Esta obra apresenta respostas a essa questão metodológica a partir do pensamento de Franz Boas, considerado o pai da Antropologia moderna, reunindo alguns dos seus textos mais importantes relacionados ao tema. O autor, pioneiro nesse quesito, continua sendo uma referência para as Ciências Sociais. O livro é, portanto, uma ferramenta fundamental para estudantes, professores e pesquisadores da área.

Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelo autor Franz Boas

Retrospectiva Contexto 2023 - parte 2

Um clássico fundamental para arqueólogos e historiadores brasileiros, o livro Pré-História do Brasil, de Pedro Paulo Funari e Francisco Silva Noelli, ganha agora em 2023 uma nova edição revista e ampliada.
A obra traz informações atualizadas com base nas mais recentes pesquisas da área, além de novas imagens, referências e indicações bibliográficas. Recebe ainda um novo projeto gráfico passando a fazer parte da coleção Temas Fundamentais, irmã da renomada coleção História na Universidade.

Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelos autores Pedro Paulo Funari e Francisco Silva Noell

Retrospectiva Contexto 2023 - parte 2

A pragmática é a área dos estudos do significado que busca elucidar a transmissão de informação via linguagem, a maneira pela qual o contexto afeta e é afetado pelo que se diz e as ações e intenções comunicativas envolvidas na interação linguística. Este livro fornece uma introdução ao mesmo tempo sólida e acessível aos estudos pragmáticos, à sua interface com a semântica e ao uso de ferramentas formais para uma caracterização precisa da dinâmica contextual inerente à comunicação linguística. A obra apresenta ainda vários exercícios e sugestões de leitura.

Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelo autor Marcelo Ferreira

Retrospectiva Contexto 2023 - parte 2

O rei Xerxes comanda dois milhões de homens do Império Persa para invadir e submeter a Grécia. Em uma ação suicida, uma pequena tropa de 300 temerários espartanos segue para o desfiladeiro das Termópilas para impedir o avanço inimigo. Eles conseguem conter, durante sete dias sangrentos, as tropas invasoras. No fim, com suas armas estraçalhadas, arruinadas na matança, lutam “com mãos vazias e dentes”. Relatados diretamente ao rei pelo único sobrevivente grego, os fatos são apresentados ao leitor de maneira vívida e envolvente. Mais do que somente com a batalha, o leitor entra em contato direto com o modo de vida desses antigos guerreiros, sua rotina, seus valores, sua coragem, seus ideais. A narrativa empolgante de Steven Pressfield recria, assim, a épica Batalha de Termópilas, unindo, com habilidade, História e ficção.

Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelo autor Steven Pressfield

Retrospectiva Contexto 2023 - parte 2

Com experiência extensa no jornalismo, Ricardo Viveiros traz uma escrita que deixa transparecer seu olhar perspicaz para os fatos e do qual o leitor não sai ileso.
De modo amplo e didático, a obra nos leva a entender o cenário no qual a população brasileira dividiu-se entre os “contra” e os “a favor”. Um ambiente de confronto radical nada salutar à nossa democracia que permitiu surgir uma cultura do ódio em que proliferaram as fake news.

Leia aqui um pouco mais sobre essa obra escrita pelo autor Ricardo Viveiros

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.