Fechar

Café Contexto – História do Brasil Contemporâneo

Em nosso segundo ciclo temático das lives do Café Contexto, recebemos o historiador Carlos Fico. Professor titular de História do Brasil na UFRJ, coordenador da área de História junto à Capes, ele abriu nossa série de encontros sobre “História na Universidade” falando sobre os o Brasil Contemporâneo e aspectos do estudo da História recente.

O Café Contexto é um espaço para encontros e conversas com nossos autores. As lives são divulgadas e transmitidas em nossas redes sociais. Nossos encontros vão ocorrer sempre as terças-feiras, às 16h, sendo semanas alternadas entre Linguística e História. Nos acompanhe por lá para saber das próximas edições.

Se quiser saber mais sobre o assunto, conheça a coleção. 😉

Café Contexto - História do Brasil Contemporâneo

É impossível entender o Brasil sem conhecer sua história. Do suicídio de Vargas, em 1954, ao governo Lula, o historiador Carlos Fico, da UFRJ, relata os acontecimentos mais importantes da segunda metade do século XX até este início do XXI. O livro, com texto direto e claro, proporciona uma visão panorâmica social, econômica e, principalmente, política do nosso país. A era JK, a renúncia de Jânio Quadros e a ditadura militar, assim como a redemocratização e os governos pós-ditadura ganham especial destaque. Os episódios-chave para o nosso país no período, seus antecedentes e suas consequências são, enfim, examinados por um olhar analítico que só a História pode oferecer.


Carlos Fico é professor titular de História do Brasil da UFRJ, pesquisador do CNPq, coordenador da área de História junto à Capes e autor de diversos livros. Recebeu o Prêmio Sérgio Buarque de Holanda na categoria Ensaio Social, da Fundação Biblioteca Nacional, em 2008. Pela Contexto é autor do livro História do Brasil Contemporâneo.