Fechar
Café Contexto – Desafios da Linguística no Brasil

Café Contexto – Desafios da Linguística no Brasil

Para inaugurar em grande estilo o primeiro ciclo temático das lives do Café Contexto, recebemos o professor Ataliba T. de Castilho. Um dos mais importantes linguistas do país, coordenador-geral da Coleção História do Português Brasileiro, ele abriu nossa série de encontros sobre “Grandes eixos da Linguística” falando sobre os “Desafios da Linguística no Brasil”. Uma conversa ampla e rica que abordou desde o ensino de português nas escolas às novas tendências teóricas da Linguística.

O Café Contexto é um espaço para encontros e conversas com nossos autores. As lives são divulgadas e transmitidas em nossas redes sociais. Nossos encontros vão ocorrer sempre as terças-feiras, às 16h, sendo semanas alternadas entre Linguística e História. Nos acompanhe por lá para saber das próximas edições.

Se quiser saber mais sobre o assunto, conheça a coleção. 😉

A coleção História do Português Brasileiro é o resultado de vinte anos de pesquisas realizadas pelos mais importantes linguistas de nosso país, associados ao Projeto Para a História do Português Brasileiro. Com esta coleção, nossa língua passa a ser amplamente historiada em seus sistemas gramatical, lexical, semântico e textual, estudados a partir de dados constantes de um amplo corpus diacrônico, editado com rigor filológico.

História do Português Brasileiro – Vol I
História do Português Brasileiro – Vol II
História do Português Brasileiro – Vol III
História do Português Brasileiro – Vol IV
História do Português Brasileiro – Vol V
História do Português Brasileiro – Vol VI
História do Português Brasileiro – Vol VII
História do Português Brasileiro – Vol VIII


Ataliba T. de Castilho é graduado em Letras Clássicas pela USP, doutor em Linguística, livre-docente e professor titular em Filologia e Língua Portuguesa pela mesma universidade, da qual é professor emérito. Ex-professor titular da Faculdade de Filosofia de Marília, da Unicamp e da USP. Coordenador do Projeto de Estudo da Norma Urbana Culta (1970-1988), equipe de São Paulo, com Isaac Nicolau Salum e Dino Preti, do Projeto Gramática do Português Falado (1988-2002), além de participante do Projeto Para a História do Português Brasileiro (1987-). Ex-presidente do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (1959-1960), da Associação Brasileira de Linguística (1983-1985) e da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (1999-2005), ex-assessor linguístico do Museu de Língua Portuguesa, de São Paulo, ex-pesquisador do CNPq.