Fechar

Café Contexto – História da África

Em nosso quinto encontro do ciclo temático História na Universidade o Café Contexto recebeu José Rivair professor de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e autor do livro História da África. A mediação foi realizada pela jornalista e editora da Contexto, Luciana Pinsky.

O Café Contexto é um espaço para encontros e conversas com nossos autores. As lives são divulgadas e transmitidas em nossas redes sociais. Nossos encontros vão ocorrer sempre as terças-feiras, às 16h, sendo semanas alternadas entre Linguística e História. Nos acompanhe por lá para saber das próximas edições.

Se quiser saber mais sobre o assunto, conheça o livro. 😉

Café Contexto – História da África

O ensino da história e cultura da África e dos afrodescendentes tornou-se obrigatório nos níveis fundamental e médio em 2003. Uma das dificuldades enfrentadas pelos professores, estudantes e interessados em geral, porém, é a pequena disponibilidade de materiais publicados sobre o continente africano.
Este livro diminui essa carência. Para além dos estereótipos e da tradicional história construída a partir de referenciais europeus, o autor – pesquisador e professor de História da África – oferece material didático de grande relevância, fornecendo uma visão panorâmica, que respeita as diferenças e peculiaridades sociais, culturais e históricas que surgem da variedade de povos existentes no continente africano.
Em um país como o Brasil, considerado detentor da maior população afrodescendente do mundo e ainda carente de informações a respeito dessa herança, “História da África” torna-se essencial para o avanço dos conhecimentos sobre a realidade do continente.


José Rivair Macedo é doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor de História da África no Departamento de História e do programa de pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisador do CNPq. É autor de História da África e coautor dos livros História na sala de aula, Faces do fanatismo, História das guerras, História da paz e O Brasil no Contexto 1987-2017 – todos publicados pela Editora Contexto.