Fechar

Café Contexto – Semântica

Em nosso quarto encontro do ciclo temático Grandes eixos da Linguística o Café Contexto recebeu Renato Miguel Basso, professor da UFSCar e doutor e mestre em Linguística pela Unicamp e um dos organizadores do livro Semântica, semânticas: uma introdução. A mediação foi realizada pelo Gabriel de Ávila Othero, professor da UFRGS e autor e coautor de diversos livros da Contexto.

O Café Contexto é um espaço para encontros e conversas com nossos autores. As lives são divulgadas e transmitidas em nossas redes sociais. Nossos encontros vão ocorrer sempre as terças-feiras, às 16h, sendo semanas alternadas entre Linguística e História. Nos acompanhe por lá para saber das próximas edições.

Se quiser saber mais sobre o assunto, conheça o livro. 😉

Café Contexto – Semântica

O estudo do significado, tanto em sua dimensão mais ampla quanto em sua dimensão linguística (semântica), é uma busca constante da humanidade. As teorias sobre o estudo do significado linguístico divergem com relação à ênfase em diversos aspectos desse objeto, atuando em várias interfaces distintas, com inúmeras aplicações e dentro de referenciais teóricos diferentes, cada uma delas com seus comprometimentos epistemológicos, sua metalinguagem e sua agenda de pesquisa. Finalmente temos uma obra em que essa ampla gama de teorias semânticas é apresentada. Organizado pelos professores Celso Ferrarezi Junior e Renato Basso, este livro apresenta as principais teorias e vertentes teóricas, mostram o que elas estudam e como estudam. Em cada capítulo, um especialista apresenta, de forma didática, a teoria de sua especialidade e oferece exemplos práticos e sugestões de leitura. Especialmente voltada a estudantes de Letras de graduação e pós-graduação, esta obra traz ao leitor um leque de opções variado para quem quer conhecer a(s) semântica(s).


Renato Miguel Basso é professor na Universidade Federal de São Carlos, doutor e mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Desde a graduação vem pesquisando sobre questões relativas à expressão dos eventos nas línguas naturais, como o aspecto verbal e a acionalidade. No mestrado, estudou o fenômeno da detelicização e no doutorado, a semântica das relações anafóricas entre eventos. Em cooperação com outros pesquisadores, publicou um manual sobre a história da língua portuguesa. Atualmente, estuda a formação do português brasileiro e a semântica dos indexicais. Pela Contexto, é organizador do livro Semântica, semânticas: uma introdução, coautor do livro O português da gente e dos livros Gramática do português culto falado no brasil vol. III e IV.

Gabriel de Ávila Othero é professor do Departamento de Linguística, Filologia e Teoria Literária e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem graduação em Letras Português e Letras Português/Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; é especialista em estruturas da língua portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil; concluiu seu mestrado e doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Também é editor da Revista Virtual de Estudos da Linguagem desde 2003. Pela Contexto, é autor dos livros Teoria X-barra: descrição do português e aplicação computacional e Sintaxe, sintaxes: uma introdução, Para conhecer sintaxe e Chomsky. Atua nas áreas de Sintaxe (e sua interface com Semântica, estrutura informacional e prosódia), gramática do português brasileiro, Teoria da Otimidade e Linguística Computacional.