Fechar

Café Contexto – O discurso populista

Em nosso terceiro encontro do ciclo temático Grandes eixos da linguística o Café Contexto recebeu Patrick Charaudeau que é professor emérito da Universidade de Paris-Nord (Paris XIII). Criador da Semiolinguística. Autor do livro Discurso Político

O Café Contexto é um espaço para encontros e conversas com nossos autores. As lives são divulgadas e transmitidas em nossas redes sociais. Nossos encontros ocorrem sempre as terças-feiras, às 16h, sendo semanas alternadas entre Linguística e História. Nos acompanhe por lá para saber das próximas edições.

Se quiser saber mais sobre o assunto, conheça o livro. 😉

O discurso político é, por excelência, o lugar de um jogo de máscaras. Toda palavra pronunciada no campo político deve ser tomada ao mesmo tempo pelo que ela diz e não diz. Jamais deve ser entendida ao pé da letra, numa transparência ingênua, mas como resultado de uma estratégia cujo enunciador nem sempre é soberano. Patrick Charaudeau mostra o que escondem e o que revelam os políticos quando falam e quais os artifícios que utilizam para persuadir e seduzir os seus interlocutores. Coloca em evidência, ainda, as condições gerais de emergência e as estratégias que se oferecem a todo ator político, quaisquer que sejam as idéias e as posições por ele defendidas, e demonstra como uma mesma estratégia pode ser empregada em lugares diferentes do tabuleiro político. Leitura atual, leve e atraente, destaca as questões do poder e da legitimidade da palavra política.


Patrick Charaudeau é professor emérito da Universidade de Paris-Nord (Paris XIII) e fundador do Centre d’Analyse du Discours (CAD) da mesma universidade. Criador de uma teoria de análise do discurso denominada Semiolinguística, é autor de diversas obras: A conquista da opinião pública, Discurso das mídias, Discurso e desigualdade social, Discurso político, Dicionário de análise do discurso e Linguagem e discurso, todas publicadas pela Contexto. Na França, é autor de vários livros, capítulos de livros e revistas, todos dedicados aos estudos discursivos.