Fechar

Café Contexto – Gramática funcional

Em nosso sexto encontro do ciclo temático Grandes eixos da Linguística o Café Contexto recebeu Maria Helena de Moura Neves, professora emérita pela Unesp e docente da UPM e autora do livro Gramática funcional e diversos outros. A mediação foi realizada por José Luiz Fiorin livre-docente pela USP, onde é professor-associado do Departamento de Linguística.

O Café Contexto é um espaço para encontros e conversas com nossos autores. As lives são divulgadas e transmitidas em nossas redes sociais. Nossos encontros vão ocorrer sempre as terças-feiras, às 16h, sendo semanas alternadas entre Linguística e História. Nos acompanhe por lá para saber das próximas edições.

Se quiser saber mais sobre o assunto, conheça o livro. 😉

O que é Gramática funcional? Qual é o seu objeto de estudo? Quais linguistas foram importantes para o desenvolvimento dessa teoria? Que outras áreas dialogam com ela?
Essas e muitas outras questões sobre o tema são respondidas nesta obra fundamental. A professora Maria Helena de Moura Neves, uma das maiores especialistas no assunto, apresenta um manual de consulta e estudo que traz uma visão panorâmica teórica sobre a Gramática funcional.
A autora incorpora neste livro anos de pesquisa e oferece ao leitor um compêndio que traz uma caracterização geral do Funcionalismo linguístico, mostrando seus princípios, seus temas de investigação, suas bases históricas, sua natureza teórica e sua componencialidade funcional (sintaxe, semântica e pragmática imbricadas). Obra voltada a estudantes, professores e pesquisadores de Letras, em especial, de Linguística.


Maria Helena de Moura Neves é doutora em Letras Clássicas (Grego) pela Universidade de São Paulo, livre-docente (Língua Portuguesa) e professora emérita pela Universidade Estadual Paulista. É pesquisadora do CNPq e docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Unesp. Desenvolve trabalhos sobre gramática de usos do português, texto e gramática, história da gramática, descrição da língua portuguesa e funcionalismo. É autora de Ensino de língua e vivência de linguagem, Gramática na escola, Que gramática estudar na escola?, Texto e gramática e Gramática funcional: interação, discurso e texto, organizadora do Gramática do português culto falado no Brasil vol. V e coautora de Gramática do português culto falado no Brasil (vols. III e IV) e Sentido e significação, publicados pela Editora Contexto. 

José Luiz Fiorin é mestre e doutor em Linguística pela USP. Fez pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e na Universidade de Bucareste. Fez livre-docência em Teoria e Análise do Texto na USP e atualmente é professor-associado do Departamento de Linguística da FFLCH da mesma universidade. Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (2000-2004) e representante da Área de Letras e Linguística na Capes (1995-1999). Publicou, pela Contexto, os livros Comunicação e análise do discurso, Enunciação e discurso, Bakhtin: outros conceitos-chave, Ethos discursivo, Princípios teórico-discursivos, Dicionário de comunicação, Em busca do sentido, Elementos de análise do discurso, Argumentação, Figuras de retórica, Introdução ao pensamento de Bakhtin, As astúcias da enunciação, Introdução à Linguística (vols. I e II), África no Brasil, Linguística? Que é isso?, e Saussure.