Fechar

Conheça a história da Dama com Arminho de da Vinci

Conheça a história da mulher presente na pintura dama com arminho de Da Vinci. Cecilia Gallerani foi uma das poucas a serem retratadas pelo importante artista, protagonizando um dos quadros mais notórios da História.

Conheça a história da Dama com Arminho de Da Vinci
Pintura Dama com Arminho de Leonardo da Vinci – Domínio Público

Você provavelmente a conhece por estar em um dos quadros mais famosos do artista Leonardo da Vinci. Além dela, o pintor apenas teve mulheres como protagonistas em seus retratos mais três vezes: foram elas Mona Lisa, Ginevra de ‘Benci e La Belle Ferronnière.

Cecilia Gallerani é o nome da moça que, com vestes elegantes que alternam entre vermelho e azul, segura um arminho na obra de arte do renascentista. Pintada entre os anos de 1489 e 1490, a tela foi desenvolvida a partir de óleo aplicado a um painel de nogueira de 54 por 39 centímetros.

Quem foi Cecilia Gallerani?

Conheça a história da Dama com Arminho de Da Vinci
Desenho de Cecilia Galleran feito por Leonardo / Crédito: Domínio Público

Cecilia Gallerani nasceu no ano de 1473, em Siena, na Itália — o que indica que no retrato, portanto, ela tinha por volta de 17 anos. De uma família numerosa, cresceu ao lado de seus seis irmãos e todos foram educados juntos, principalmente em latim e literatura. Eles não faziam parte da nobreza italiana, mas seu pai, cujo nome era Fazio, foi embaixador em Florença e Lucca.

Sobre a vida íntima da jovem, o que se sabe é que, aos dez anos de idade, ela chegou a ser prometida em casamento a Stefano Visconti, que era membro da Casa de Visconti. Essa união, no entanto, não cegou a acontecer, mas não é possível apontar a real razão para tal.

A vida de Cecilia apenas mudou quando ela deixou a casa de seus pais para ir viver no Monastero Nuovo (Novo Mosteiro), em Nápoles. É provável que tenha sido nesse momento que ela conheceu Ludovico Sforza, membro da família Sforza de Milão que governou como duque de Milão de 1494 até 1499.

Por que ela foi retratada por Da Vinci?

Conheça a história da Dama com Arminho de Da Vinci
Retrato de Ludovico / Crédito: Domínio Público

Cecilia e Ludovico se apaixonaram e a jovem se tornou a amante favorita do duque. Ela seria a mais celebrada pelo homem, que, rapidamente, encomendou uma nova pintura com Leonardo da Vinci, que, na época, era o artista e engenheiro oficial da corte de Milão.

Como patrono, logo pediu que o pintor retratasse sua amada. O resultado dessa paixão foi o quadro Dama com Arminho, que hoje está exposto no Museu Nacional da Cracóvia, na Polônia, sendo um representante muito importante da arte no país.

Além de ter sido uma das musas de Da Vinci, Cecilia também era uma mulher das artes, que produzia poesias, letras de músicas e melodias. Documentos da época indicam que ela se expressava muito bem em latim, sendo responsável por organizar diversas tertúlias, que são encontros que discutem temas específicos, principalmente literatura e filosofia.

Ela até mesmo chegou a convidar Leonardo para participar de uma dessas reuniões de intelectuais de Milão planejadas por ela, durante o período em que posou para sua pintura.

Fim da vida

Conheça a história da Dama com Arminho de Da Vinci
Dama com Arminho / Crédito: Domínio Público

O relacionamento com o duque, porém, não durou. Ele a deixou para se casar com Beatriz d’Este, duquesa de Bari, devido a interesses políticos, em 1491. Ainda assim, Cecilia teve, naquele ano, um filho de Ludovico, que traia sua recente esposa com a amante. O menino de nome Cesare nasceu em 3 de maio de 1491.

Ela continuava vivendo no castelo Porta Giovia, a sede da corte do duque. Mas, quando Beatriz soube da traição, o homem teve de pedir que ela deixasse o local, e Cecilia foi enviada para viver no Palácio Verme.

Pouco tempo depois, em 1492, casou-se com o conde Ludovico Carminati de ‘Brambilla, passando a morar no Palácio Carmagnola. Com ele, teve quatro filhos. Quando o marido e um de seus filhos faleceram, em 1514 e 1515, a mulher decidiu se recolher para um castelo na comuna de San Giovanni in Croce. Morreu em 1536, aos 63 anos de idade.

Ficou curioso? Assista ao vídeo com o autor da obra, A Amiga de Leonardo da Vinci no qual ele fala sobre o romance histórico do nosso selo Marco Polo.

Fonte: Aventuras na História