Fechar

Vagas de professor doutor no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP

Terminam no dia 6 de março as inscrições para o concurso destinado ao preenchimento de duas vagas de professor doutor, nas áreas de Literatura e Artes, no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP).

O concurso público selecionará professores em regime de dedicação integral à docência, com salário de R$ 5.938,61.

Nas provas didática e de pesquisa serão avaliados produção científica, literária, filosófica ou artística dos candidatos, atividade universitária, atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade, diplomas e outras dignidades universitárias.

Na área temática de literatura, o concurso abordará 12 áreas do conhecimento, entre as quais “Manifestações literárias e testemunhais no Brasil Colônia”, ” Formação do sistema literário brasileiro”, ” Romantismo e a nacionalidade”, “Perspectivas da literatura realista, naturalista e parnasiana”, “A crônica na literatura brasileira”, “Literatura e sociedade”, “Crítica textual e crítica genética” e “A literatura brasileira de 1930 ao final do século 20”.

O programa do concurso para a área de artes, por sua vez, também abordará 12 áreas, entre elas “Imagens do Brasil sob o governo de Maurício de Nassau”, “Escultura, talha e pintura na arquitetura do século 18 no Brasil”, “Os periódicos artísticos, culturais e políticos no Brasil do século 19”, “O Ecletismo nas artes entre 1870 e 1930”, “A interpretação da arte colonial brasileira na primeira metade do século 20”, “A arte concreta e neo-concreta no Brasil: política e arte” e “Política e arte no Brasil pós 1960”.

As inscrições devem ser feitas no Serviço de Apoio ao Ensino do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, situado à Av. Prof. Mello Moraes, Travessa 8, nº 140, na Cidade Universitária. As propostas serão julgadas pelo Conselho Deliberativo do IEB e pela Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Mais informações: www.ieb.usp.br ou telefone (11) 3091-3199

[via Agência FAPESP]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.