Fechar

Três perguntas para… Pollyana Ferrari

Pollyana Ferrari, professora de Jornalismo Digital e Hipermídia da PUC-SP, será uma das debatedoras presentes no evento “25 anos – O Contexto Jornalístico”, que a Editora Contexto promoverá no próximo dia 2 de abril. Dedicada ao mercado editorial de informática desde o final dos anos 1980 e à internet desde 1995, Pollyana é autora do livro Jornalismo Digital e organizadora de Hipertexto, Hipermídia. Dentre outras funções, também já foi diretora da unidade de Internet da Editora Globo e editora do site da revista Época. A autora falou com o blog sobre alguns dos temas que estarão no centro do debate.

 

1) Como que a tradicional mídia impressa tem lidado com a mídia digital? A interação entre esses dois meios tem sido bem sucedida?

Desde que publiquei Jornalismo Digital, em 2003, percebo que houve uma grande evolução. O repórter já incorporou os recursos de multimídia no dia a dia do fazer jornalístico e hoje percebemos que é natural um repórter produzir texto, vídeo e imagem para relatar o fato, situação impensável no começo deste século. A evolução das mídias sociais como, por exemplo, o Twitter, tem contribuído para interação entre os dois meios.

 

2) Você é professora universitária. Acha que os futuros jornalistas têm saído da faculdade prontos para enfrentarem os desafios propostos pelo novo jornalismo?

As grades de Jornalismo sofreram mudanças significativas nos últimos anos, incorporando Jornalismo Online, Novas Tecnologias, assessoria de comunicação, só que as mudanças ocorrem mais rápido do que o MEC assimila. Se pensarmos que antes de 2004 não tínhamos YouTube, Twitter, Facebook… E hoje essas plataformas muitas vezes pautam a mídia tradicional. 

 

3) Gostaria que falasse um pouco sobre sua experiência como autora da Contexto e a importância dos livros dedicados ao jornalismo para os estudantes da área.

A coleção de Jornalismo da Editora Contexto já é um clássico. Meus livros, por exemplo, são adotados em 90% dos cursos de Jornalismo e Publicidade, no caso do livro Hipertexto, Hipermídia, no Brasil e também em Portugal, na Universidade Católica do Porto e Minho, o que me deixa muito orgulhosa. A Contexto preencheu um espaço que estava vago no mercado editorial acadêmico.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.