Fechar

O contexto jornalístico em debate

A revolução tecnológica atingiu em cheio o Jornalismo. Profissionais da área têm se deparado com novidades constantes, que têm alterado tanto sua rotina quanto a interação com o público. Desde meados dos anos 1990, jornalistas e empresas do setor vêm buscando adaptar sua rotina a um mundo pouco vislumbrado antes, no qual computadores e internet criaram uma nova realidade, marcada pela sempre crescente agilização da divulgação das notícias. O nascimento do jornalismo online, os blogs e sites informativos independentes, as notícias divulgadas em celulares e tablets, a participação nunca antes imaginada dos leitores – que passaram a poder comentar em tempo real o material apresentado pelos jornalistas –, tudo isso criou um novo tempo de relacionamento e expectativa com o universo das informações, antes centrado no “monopólio” exercido pela classe jornalística.

Como é sabido, a circulação paga de periódicos da grande imprensa sofreu retração na última década em todo mundo. O professor Philip Meyer, autor de Os jornais podem desaparecer?, chegou a profetizar que o ano de 2043 marcaria o fim do jornalismo impresso como o conhecemos hoje nos Estados Unidos. Os novos meios digitais se tornaram aliados dos profissionais, mas também uma sombra aterradora à imprensa tradicional, um concorrente de peso pronto a abocanhar leitores e anúncios.

Atenta à urgência do tema e à relevância dos últimos 25 anos para as transformações que impactaram o meio jornalístico, a Editora Contexto convidou alguns dos maiores nomes da imprensa brasileira para debaterem o que ocorreu e o que irá acontecer com essa área do conhecimento: Carlos Eduardo Lins da Silva, Milton Jung e Pollyana Ferrari estarão no centro do debate, que será mediado por Milton Leite. Destinado a profissionais, estudantes e interessados na área de uma forma geral, o debate “25 anos – O contexto jornalístico” promete trazer novas visões sobre o passado recente e o futuro próximo do Jornalismo.

 

25 anos – O contexto jornalístico

Onde: Teatro Eva Herz da Livraria Cultura – Conjunto Nacional.
Av. Paulista, 2073. Bela Vista – São Paulo/SP. Tel.: (11) 3170-4033
Horário: das 19h às 21h
Dia: 2 de abril
Quanto: Entrada franca


Deixe uma resposta

Your email address will not be published.