Fechar

#TenhaContexto – Natalia Pasternak no Roda Viva

Informação de qualidade é a melhor ferramenta. Isso é ainda mais verdadeiro em momentos desafiadores, como na atual crise da Covid-19. Ter fontes confiáveis é essencial. A Contexto se orgulha de ser referência nas diversas áreas que publica, com livros e autores renomados e reconhecidos.

Assim, num momento em que a Ciência é ainda mais necessária para a Humanidade, não é surpresa que nossas publicações e escritores ganhem ainda mais relevância. Na segunda-feira, 29/06, Natalia Pasternak, doutora em microbiologia e autora de Ciência no cotidiano, foi a entrevistada do programa Roda Viva, da TV Cultura.

Natalia falou sobre a importância da Ciência e do método científico, o papel da divulgação científica, os desafios da pandemia do novo coronavírus, o uso da cloroquina e mais. 

#TenhaContexto - Natalia Pasternak no Roda Viva

O simples fato de vivermos no século XXI já nos faz beneficiários da ciência e dos seus frutos, mesmo que a gente não se dê conta dessa verdade. Os objetos que nos dão conforto, que nos dão prazer, que nos transportam, que nos emocionam, que nos informam (até este livro) só existem da forma como existem por conta dos conhecimentos científicos. O cidadão que ignora fatos científicos básicos pode se tornar presa fácil de curandeiros e charlatões, gente que mente para os outros e, não raro, para si mesma.


#TenhaContexto - Natalia Pasternak no Roda Viva

Conhecer a história dos vírus e epidemias do passado também pode oferecer ensinamentos e caminhos. Por isso, as obras do Dr. Stefan Cunha Ujvari têm chamado a atenção de leitores, da imprensa e de especialistas. É o caso de Pandemias, livro que traz trechos como: “Uma coisa é certa: vírus semelhantes ao da SARS estão por aí, nos morcegos, em qualquer lugar do planeta, aguardando a oportunidade de encontrar uma ponte para atingir o homem.”