Fechar

Retrospectiva Contexto 2020 | 5º Parte

Nossa retrospectiva chega ao fim, tivemos um ano repleto de ótimos livros. Acesse o nosso site e conheça todo o nosso catálogo (clique aqui)

Setembro

Retrospectiva Contexto 2020 | 5º Parte

Está mais do que na hora de o Brasil superar o problema básico da nossa educação: as crianças não estão aprendendo a ler e a escrever como deveriam – sobretudo nas escolas públicas. Sem entrar, de fato, no mundo letrado, todo processo de escolarização subsequente fica comprometido – e, portanto, os horizontes dessas crianças se tornam limitados. Daí se constata o óbvio: não basta estar na escola, é preciso aprender. A professora Magda Soares, autora de livros essenciais sobre o tema, como Alfabetização e letramento Alfabetização: a questão dos métodos (este último consagrado como livro do ano pelo prêmio Jabuti em 2017), mostra, na prática, como toda criança pode aprender a ler e a escrever. 


Retrospectiva Contexto 2020 | 5º Parte

Este livro reúne, em doze capítulos, um grupo de especialistas dedicados a desvendar a sócio-história do português brasileiro. Os textos enfocam a questão demográfica, as origens do português brasileiro, o panorama sociolinguístico nos últimos três séculos de nossa história, a questão da escrita e escolarização (no Brasil como um todo e em alguns pontos específicos do país), entre outras.

Os autores partem de um conjunto significativo de documentos, seriados tanto do ponto de vista estilístico, quanto do ponto de vista cronológico, proporcionando uma visão da variação sincrônica em momentos determináveis do passado e uma visão do processo da mudança linguística ao longo do tempo. Livro voltado a alunos e professores de graduação e pós-graduação em Letras e Linguística.


Outubro

Retrospectiva Contexto 2020 | 5º Parte

“Não caia na armadilha de achar que o assunto não lhe diz respeito porque parece estar distante do seu horizonte. Na verdade, começamos a envelhecer no momento em que nascemos. Todos os que temos sorte chegaremos lá e é fundamental que comecemos a praticar o quanto antes.”

“Um roteiro para envelhecer bem inclui zelar pelo seu capital físico, a saúde; estimular seu capital intelectual, num permanente processo de aprendizado; alimentar seu capital social, as relações afetivas; e preservar ou expandir o patrimônio, seu capital financeiro.”


Os estudos sobre as eleições municipais estão em franco desenvolvimento, constituindo uma das linhas de pesquisa mais promissoras da Ciência Política brasileira. Este livro identifica, por um método que combina levantamento estatístico e pesquisa qualitativa, algumas características próprias dos dirigentes municipais na Bahia, não somente para diferenciá-los da representação política federal, como também para estabelecer possíveis termos de comparação com outras realidades locais brasileiras. A obra contribui, dessa forma, para a consolidação de espaços de discussão sobre o tema.


Retrospectiva Contexto 2020 | 5º Parte

Assassinato, castigo, traição, violência, escravidão e solidariedade: amparado por uma minuciosa investigação da época retratada, Max Velati se lança no gênero policial conduzindo o leitor com mão firme nesta trepidante viagem rumo ao Brasil Império, em que um trio incomum desafia as tradições e desvenda crimes há muito já enterrados.


Obstáculos existem para deixar a vida mais emocionante. Não há adversário forte demais. Não há treino pesado demais. Sempre é possível mais: lutar mais, ganhar mais e, principalmente, se esforçar no limite. Muito além do limite. Neste livro, o jornalista Sérgio Xavier Filho narra a trajetória de três judocas incansáveis, Rodrigo Guimarães Motta, Bahjet Hayek e Cristian Cezário, que se uniram para formar o Instituto Camaradas Incansáveis (ici) e em pouquíssimo tempo mudar o patamar do judô brasileiro veterano no cenário mundial.