Fechar

Retrospectiva Contexto 2020 | 3º Parte

O ano está terminando, mas ainda dá tempo para uma retrospectiva com todos os livros que a Editora Contexto publicou em 2020. Se você não viu a publicação anterior (clique aqui)

Junho

Retrospectiva Contexto 2020 | 3º Parte

Memória e História podem parecer, para muitos, apenas denominações distintas de técnicas que visam ao resgate do passado. Muita gente “faz um histórico” de um período contando apenas o que registrou em sua memória… Ora, os historiadores já estabeleceram claramente a distinção entre uma e outra. Este livro vai um pouco mais longe: ele explica como a memória de expressão oral se diferencia da memória de expressão escrita. Memória de expressão oral, para os autores desta obra, é uma sondagem profunda, que emerge de uma reflexão sobre o que é retido e reelaborado na intimidade da memória. Tratam os autores, portanto, de aspectos teóricos, mas vão além de uma reflexão. Apresentam propostas práticas, instruídas nos fundamentos de uma história oral de amplitude social. Como se vê, um material fundamental para estudiosos e estudantes de História.


A humanidade tem avançado muito em termos tecnológicos e científicos, o que não tem se traduzido, necessariamente, em conquistas para o bem-estar de toda a população do Planeta. Boris Tabacof traz, neste livro, reflexões sobre nossas conquistas e limitações, mostrando que temos desafios e oportunidades para enfrentar neste século XXI.

“O século xx terminou e o novo século xxi está agora sob a responsabilidade das novas gerações. O progresso exponencial da ciência e tecnologia deve, então, transferir sua potência ao bem-estar da sociedade como um todo. Ao mesmo tempo, o avanço do desenvolvimento tecnológico deste século deve ser cauteloso e equilibrado, devido aos riscos que o Planeta pode sofrer caso alguma poderosa tecnologia seja impulsionada para o caminho errado. Por isso, devemos mapear o novo tempo, com suas opções e riscos. Escolhi três temas que me parecem cruciais para as gerações que ainda virão. São eles: a superinteligência, a genética e a inserção cósmica. Convido, então, os filósofos e os cientistas para deles se ocuparem, e o leitor para me acompanhar nesta jornada.” –  O autor


Retrospectiva Contexto 2020 | 3º Parte

“A inflação é possivelmente a face mais visível da economia no dia a dia. Cada vez que vamos à feira, ao supermercado, quando enchemos o tanque do carro ou pagamos a conta de luz, a realidade de preços mais altos nos acomete.”

“As pessoas ‘sentem’ a atividade econômica de alguma maneira: quando a economia esquenta, empresários vendem mais, pessoas acham empregos com mais facilidade, salários tipicamente aumentam, convertendo-se em novas compras etc.”

“Apesar das aparências, mercado financeiro não é jogatina, ou melhor, quem acredita que se trata de jogatina pode se preparar para perder muito dinheiro, até eventualmente desistir.”


Retrospectiva Contexto 2020 | 3º Parte

“Este livro explica, em linguagem simples, as principais regras e a estrutura básica da Justiça. Há normas para o nascimento e a morte, a infância e a adolescência, o eleitor e o infrator. Leis regulam a propriedade e o aluguel, o amor e a separação, o trabalhador, o empreendedor e os impostos. O Direito protege a vida, a mulher, o consumidor e o meio ambiente. Saber como essas coisas funcionam pode ajudar a enfrentar as inevitáveis dificuldades do dia a dia e a fugir de algumas armadilhas.” – Eduardo Muylaert


Julho

Uma das grandes questões humanas é o tempo. Presente em obras impactantes da literatura, ele também é um fascinante objeto de estudo em diferentes áreas do conhecimento. A professora Jussara Abraçado se dedica a esse tema que atravessa épocas. A obra expõe reflexões de filósofos e físicos e, na sequência, dedica-se a analisar o tempo sob a perspectiva dos estudos linguísticos, desvelando as propriedades e relações entre as noções de tempo, de tempo linguístico e de tempo verbal. Livro voltado a alunos de graduação em Letras e Linguística e pós-graduandos em Língua Portuguesa, Estudos Linguísticos e Linguística.

Na próxima semana tem mais 😉