Fechar

Retrospectiva Contexto 2020 | 2º Parte

O ano está terminando, mas ainda dá tempo para uma retrospectiva com todos os livros que a Editora Contexto publicou em 2020. Se você não viu a publicação anterior (clique aqui)

Fevereiro

Retrospectiva Contexto 2020 | 2º Parte

Este volume dedica-se à investigação diacrônica da significação. Os doze capítulos respondem a diferentes perguntas, algumas de natureza epistemológica – “o que significa fazer semântica diacrônica, na segunda década do século xxi, no Brasil?” –, outras motivadas por uma preocupação mais marcadamente descritiva – “que mudanças semânticas afetaram tal aspecto (palavra, morfema lexical, morfema gramatical etc.) da língua portuguesa desde que ela foi trazida para o Brasil?”. Em comum, a busca de maneiras alternativas e originais de se fazer semântica diacrônica. Além de um aprofundado embasamento teórico, cada um dos capítulos contém uma análise consistente e completa de uma mudança linguística que contribuiu para dar ao português brasileiro sua fisionomia atual.


Retrospectiva Contexto 2020 | 2º Parte

O simples fato de vivermos no século XXI já nos faz beneficiários da ciência e dos seus frutos, mesmo que a gente não se dê conta dessa verdade. Os objetos que nos dão conforto, que nos dão prazer, que nos transportam, que nos emocionam, que nos informam (até este livro) só existem da forma como existem por conta dos conhecimentos científicos. O cidadão que ignora fatos científicos básicos pode se tornar presa fácil de curandeiros e charlatões, gente que mente para os outros e, não raro, para si mesma.


Março

Retrospectiva Contexto 2020 | 2º Parte

Décadas depois do fim da Segunda Guerra ainda se discute sobre o Holocausto. As memórias das vítimas são confiáveis? Seus depoimentos contam o que viram, o que sentiram ou o que lhes foi narrado? O horror sem limites pode ser narrado? Historiadores sabem que a memória trai, mas quem sofreu não tem o direito de lembrar? Marcos Guterman, historiador e jornalista, nos leva a uma jornada que passa pelos retratos que o cinema criou, pela literatura ficcional, pelos diários, por vários monumentos espalhados ao redor do mundo em homenagem às vítimas. Do embate entre História e Memória salta um livro vibrante, pungente, necessário.


Maio

Retrospectiva Contexto 2020 | 2º Parte

Este livro trata da Fonologia do português brasileiro a partir da abordagem dos Modelos de Exemplares – perspectiva teórica que emerge da interação entre capacidades cognitivas gerais inatas e a experiência do indivíduo com a língua, sem determinar um conhecimento inato especificamente linguístico. Com exemplos de pesquisas com crianças e adultos de grupos clínicos e falantes típicos, os autores ampliam o conhecimento sobre essa teoria fonológica através de sua aplicação em diversas áreas de estudos. Livro voltado ao público acadêmico e profissional das áreas de Linguística, Letras e Fonoaudiologia.


Junho

Retrospectiva Contexto 2020 | 2º Parte

O analfabetismo no Brasil ainda é uma dura realidade na educação escolar. O país universalizou o acesso da população ao ensino nos níveis fundamental e médio, sem, no entanto, garantir qualidade na entrega da educação. E os índices acentuados de desigualdade do país estão presentes também na educação: alunos vulneráveis fazem uso de uma linguagem que reflete claramente um contexto de violência, compartilhado no ambiente escolar. Voltada para professores, estudantes de Letras e profissionais da Educação, esta obra mostra como a Linguística, com base na Sociolinguística, na Psicolinguística e na Linguística Cognitiva, pode contribuir para diminuir os índices alarmantes do analfabetismo.

No final de semana tem mais 😉