Fechar

Quem foi Mikhail Bakhtin?

A Editora Contexto já publicou inúmeros livros sobre Bakhtin. Mas afinal, quem foi ele? Qual sua importância nos dias de hoje?

O pesquisador, pensador, filósofo e teórico Mikhail Mikhailovich Bakhtin (1895-1975) foi uma das figuras mais importantes para a história e evolução da linguagem humana, e suas pesquisas norteiam até hoje estudos e teorias pelo mundo.

Mikhail BakhtinSua influência é facilmente notada em estudos sobre história, filosofia, antropologia, psicologia, sociolinguística, análise do discurso e semiótica. Porém, sua maior contribuição, sem dúvida, foi o legado dos estudos da linguagem – considerada por muitos uma visão “translinguística”, já que para Bakhtin a língua não se encaixava em um sistema isolado. Para ele, toda e qualquer análise linguística deveria tratar também de outros fatores, como a relação do emissor com o receptor, o contexto social, histórico, cultural, ideológico e de fala, por exemplo. Segundo ele, se não fosse dessa forma, não haveria compreensão.

Além disso, ele foi o líder intelectual de um grupo que ficou conhecido como “Círculo de Bakhtin“, considerado revolucionário e fonte de inspiração para inúmeros pesquisadores da área. O tema é aprofundado na obra Repensando o Círculo de Bakhtin, de Craig Brandist, que faz uma abordagem crítica sobre o círculo e seus trabalhos.

A herança intelectual desse grande pensador é tratada também em outros livros, como A Revolução Bakhtiniana de Augusto Ponzio, Bakhtin: Dialogismo e PolifoniaBakhtin e o Círculo, Bakhtin: conceitos-chave e Bakhtin: outros conceitos-chave – estes quatro organizados por Beth Brait, entre outros.

 

REPENSANDO-O-CIRCULO-DE-BAKHTIN A-REVOLUCAO-BAKHTINIANA

BAKHTIN-CONCEITOS-CHAVE BAKHTIN-OUTROS-CONCEITOS

BAKHTIN-DIALOGISMO-E-POLIFONIA BAKHTIN-E-O-CIRCULO 

CAPA-A-LINGUAGEM-DA-CRIANCA_IMPRENSA

2 thoughts on “Quem foi Mikhail Bakhtin?

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.