Fechar

21 de fevereiro | Dia Internacional da Língua Materna

Hoje é o Dia Internacional da Língua Materna!

Proclamado pela UNESCO, o dia 21 de fevereiro celebra o dia internacional da língua materna e tem o intuito de promover as tradições culturais e linguísticas, e a preservação de todas as línguas faladas pelo mundo.

Esse evento tem suas origens no ‘Dia do Movimento da Língua’, ocorrido em 1952, quando jovens foram mortos por policiais em Daca (atualmente a capital de Bangladesh), na tentativa de ter o bengalês, sua língua materna, como um dos idiomas oficiais do Paquistão.

Apesar da data escolhida, muito antes já se discutia sobre a linguagem, a comunicação e os idiomas. Isso permitiu que tomássemos conhecimento da existência de pelo menos sete mil línguas, mesmo que 200 delas tenham desaparecido e centenas permaneçam em grande risco de extinção. Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Iphan, só no Brasil cerca de 210 línguas são faladas, sendo que 180 dessas são de grupos indígenas e 30 de comunidades de descendentes de imigrantes (italianos e alemães, por exemplo), além de pelo menos duas línguas de sinais existirem e serem utilizadas em nosso território. ​

Vale ressaltar que nosso idioma também tem data comemorativa no Brasil. Em 12 de junho de 2006, o presidente Lula sancionou o projeto de lei do Senado que institui o dia 5 de novembro como Dia Nacional da Língua Portuguesa no Brasil. A data escolhida é a do nascimento de Ruy Barbosa (1849-1923), famoso orador e estudioso da língua portuguesa.

CAPA PORTUGUES NA PRATICA 1_WEB CAPA PORTUGUES NA PRATICA 2_WEB CAPA ENSINO DE LINGUA_WEB

 

Você sabia?

  • A maior palavra da língua portuguesa é “Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico”, com 46 letras.

  • A palavra mais difícil de definir, de todas as palavras do mundo, é “mamihlapinatapai”. Esta palavra, usada pelos fueguinos (habitantes da Terra do Fogo, que fica ao sul da Argentina e do Chile), significa “olhar para o outro na esperança de que ele se ofereça para fazer algo que os dois desejam, mas que nenhum dos dois é capaz de fazer”.

  • Existem apenas 12 letras no alfabeto havaiano.

  • Piauiense é a palavra que reúne o maior número de vogais em sequência.

  • Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos! – Anotaram a data da maratona. O que essas frases tem em comum? Tente ler do fim para o começo. Esse fenômeno da linguagem chama-se Palíndromo. Outros exemplos são as palavras ama, erre e anilina.

  • O plural de substantivos, adjetivos, artigos e pronomes é formado com o acréscimo da letra ‘s’ ao final da palavra. Mas há uma palavra em que o ‘s’ aparece no meio da para indicar o plural. Qual é a palavra? Quaisquer, plural de qualquer!

  • Apesar de usarmos com frequência a palavra ‘mussarela’ ou ‘mozzarela’, nenhuma dessas opções estão corretas na hora de escrever o nome do seu queijo preferido. O correto mesmo é ‘muçarela’ ou até ‘mozarela’.

  • Você sabe o que são sinais Diacríticos? São sinais gráficos que acrescentamos às letras para mudar o som delas. É o caso dos acentos gráficos da cedilha, do trema (abolido pelo novo acordo ortográfico) e do til.

  • Em 1856, o Conde francês Ernest Huet, que era surdo, trouxe da França o alfabeto de sinais por ele utilizado e, a partir disso, foi adaptado e difundido no Brasil. No entanto, apenas em abril de 2002 com a Lei Nº 10. 436 a LIBRAS foi regulamentada em âmbito federal.


Fontes:

http://noticias.terra.com.br/educacao/dia-da-lingua-materna-e-comemorado-hoje-conheca-idiomas-em-risco,ecdbcc7563cfc310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

http://cucasuperlegal.blogspot.com.br/2009/08/curiosidades-super-legais-linguagem.html