Fechar

Principais trabalhos acadêmico-científico – parte 3

O artigo científico é um texto destinado à publicação e é muito elaborado por alunos de graduação e, mais especialmente, de pós-graduação. A ABNT define artigo científico como “parte de uma publicação com autoria declarada, de natureza técnica e/ou científica” (ABNT NBR 6022, 2018, p. 2). Serve à apresentação e discussão, nas diversas áreas do conhecimento, de ideias, métodos, técnicas, processos e resultados. Abaixo o último trecho de um capítulo do livro Como produzir textos acadêmicos e científicos, da professora Ada Magaly Matias Brasileiro

Principais trabalhos acadêmico-científico - parte 3

Organização textual do artigo
Embora a ABNT não padronize o tamanho de um artigo científico, é comum que seus elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais apresentem entre 10 e 20 páginas, divididas em tópicos apresentados sequencialmente, sem mudar de página. Quanto à organização lógica do texto, dependerá do tipo de artigo que será desenvolvido. Resguardadas as escolhas do autor na estruturação do seu texto, seguem algumas orientações acerca de como montar o artigo, tendo em vista as orientações da ABNT.

Organização textual de um artigo original
Essa modalidade de artigo, cuja finalidade é responder a uma questão que demanda dados originais, coletados por meio de entrevistas, documentos etc., pode ser assim organizada:

Proposta estrutural para um artigo original
Introdução: nesta parte do texto, o autor apresenta o tema de modo contextualizado, a delimitação em forma de pergunta, os objetivos, a justificativa, uma menção ao método e a apresentação estrutural do artigo.

Referencial teórico: momento em que o autor apresenta as pesquisas anteriores sobre o tema, disponíveis em monografias, artigos, dissertações, teses, livros etc. É a busca da cientificidade da pesquisa, embasando-a em fatos e dados verídicos e/ou já comprovados cientificamente, por meio do diálogo teórico. É o principal momento das citações.

Metodologia da pesquisa: nessa seção, o pesquisador prova à comunidade científica que sua pesquisa zela pelas características básicas da ciência, descrevendo, detalhadamente, os passos que foram seguidos e o tratamento destinado aos dados. Especificamente, deve falar sobre os fins e os meios da pesquisa, a abordagem e as ferramentas de coletas, o universo e a amostra do objeto de pesquisa, os sujeitos, o tratamento dado às informações etc.

Apresentação e análise de dados: nessa parte do artigo, o autor apresenta e analisa as informações colhidas no campo, atentando-se para perceber o significado dos dados qualitativos e quantitativos. É o momento das relações e das buscas de significados. Na apresentação visual dos dados, podem-se usar gráficos, tabelas etc., como recurso de leitura.

Considerações finais: é a última parte textual do artigo em que se apresentam as principais descobertas e conclusões, sugestões, recomendações para encaminhamento do problema estudado. Devem-se ter em mente o problema levantado, a hipótese que foi testada com a pesquisa e os objetivos previstos. Deverá, sobretudo, sintetizar e avaliar a importância dos dados obtidos ou dos estudos feitos, as consequências desses dados ou estudos para a área da ciência ou para as pesquisas acadêmicas, fazendo uma apreciação crítica e até pessoal.

Organização textual de um artigo de revisão
Antes de apresentarmos uma proposta de organização estrutural de um artigo de revisão, é necessário lembrar que há várias formas de se realizar essa pesquisa. Há as revisões de narrativas convencionais e as de métodos mais rigorosos, conforme explicitado na seção 3.2.3.1 deste livro, “Pesquisas de revisão bibliográfica – tipologias”. Devido a isso, pode-se trabalhar com mais de um esquema de estrutura textual.

Conheçamos, inicialmente, algumas dessas mencionadas revisões:

Proposta estrutural para um artigo de revisão convencional
Como se trata de várias modalidades de revisão (determinação do “estado da arte”, teórica, empírica e histórica), dificultando uma estrutura fixa, o pesquisador deve organizar o texto de acordo com os propósitos da pesquisa, mas uma sugestão pode ser:

Introdução: nessa parte do texto, o autor apresenta o tema de modo contextualizado, a delimitação, os objetivos, a justificativa, as especificações metodológicas e as orientações ao leitor acerca da organização estrutural do texto.

Desenvolvimento: essa parte do texto é dividida em seções definidas pelo autor com títulos e subtítulos, de acordo com as abordagens do assunto.

Discussão, síntese ou comparação das pesquisas realizadas: nessa parte do artigo, o autor apresenta e analisa as informações colhidas nas pesquisas bibliográficas.

Considerações finais: nessa última parte, apresentam-se as principais conclusões e recomendações para encaminhamento do problema estudado. Devem-se ter em mente a delimitação e os objetivos previstos inicialmente, para que eles possam ser avaliados. Deverá sintetizar e avaliar a importância dos dados obtidos ou dos estudos feitos e a consequência deles para a ciência ou para as pesquisas acadêmicas, fazendo uma apreciação crítica e até pessoal.

No desenvolvimento de uma revisão convencional, o autor organiza os tópicos, respeitando o tipo de revisão que escolher. Uma revisão convencional histórica, por exemplo, pode ser organizada de maneira cronológica. Uma revisão teórica pode ser organizada considerando cada uma das teorias em voga.

Passemos, agora, às revisões mais rigorosas.

Proposta estrutural para um artigo de revisão rigorosa
As revisões bibliográficas consideradas rigorosas são: a meta-análise, a sistemática e a integrativa. Para tais pesquisas, segue uma sugestão de organização textual.

Introdução: nessa parte do texto, o autor apresenta o tema de modo contextualizado, a delimitação em forma de pergunta, os objetivos, a justificativa e a maneira como o artigo foi textualmente organizado.

Metodologia da pesquisa: apresenta todos os procedimentos metodológicos da pesquisa, especialmente os critérios de localização, seleção e análise do material de pesquisa, informando sobre os instrumentos de exploração utilizados.

Revisão quantitativa, qualitativa ou sistemática: dependendo da revisão que estiver sendo feita, este tópico é dividido em seções definidas pelo autor com títulos e subtítulos, de acordo com as categorias analisadas. Na apresentação visual dos dados, podem-se usar gráficos, tabelas etc. como recurso de leitura.

Discussão dos resultados: nessa parte do artigo, o autor apresenta e analisa as informações colhidas com os dados secundários, atentando-se para perceber o significado dos dados qualitativos e quantitativos. É o momento das relações e das buscas de significados.

Considerações finais: é a última parte textual do artigo, em que se apresentam as principais deduções e recomendações para encaminhamento do tema estudado. Deverá, sobretudo, sintetizar e avaliar a importância dos dados obtidos ou dos estudos feitos, as consequências desses dados ou estudos para a área da ciência ou para as pesquisas acadêmicas, fazendo uma apreciação crítica e até pessoal.

Os outros dois posts aqui do blog: parte 1 e parte 2

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.