Fechar

Como produzir textos acadêmicos e científicos | Lançamento

Pesquisadores, sejam alunos de graduação ou professores de universidades, precisam cada vez mais dar conta de produzir textos acadêmicos e científicos de qualidade. Essas produções, que convergem para a construção do conhecimento, são caracterizadas por estruturas e estilos de escrita específicos, ajustáveis ao conteúdo de cada disciplina, às técnicas e às normas. E são muitos os tipos de texto e de normas nesse vasto universo do mundo acadêmico, o que deixa, em geral, e não sem motivo, muitos perdidos num emaranhado de informações (ou até a falta delas). E o que se vê é uma grande dificuldade encontrada por pesquisadores na redação dos trabalhos exigidos pelas instituições onde atuam. Este livro vem, então, ao auxílio de alunos e docentes constantemente envolvidos com produções acadêmicas e científicas, tão variadas e importantes para a difusão do saber. Nele, procuro orientar e esclarecer o autor sobre aspectos conceituais, estruturais, estilísticos e de normalização dos textos acadêmicos.

Este livro apresenta, de modo bastante didático, as orientações basilares para os trabalhos do cotidiano acadêmico, sem desconsiderar a teoria do método científico. Uma obra pragmática, reunindo as especificidades do ambiente acadêmico e, ao mesmo tempo, uma ferramenta de trabalho que não engessa a produção dos autores. Trata-se de uma contribuição verdadeiramente prática ao processo de desenvolvimento de textos acadêmicos.

O livro reúne, em quatro capítulos, as convenções específicas do contexto acadêmico; as instruções da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a formalização das produções acadêmicas; as orientações metodológicas e os fundamentos caracterizadores da pesquisa; e as definições dos 27 gêneros acadêmico-científicos corriqueiros ao estudante, entre eles: resumo, resenha, pôster, portfólio, projeto de pesquisa, artigo, ensaio, relatório, monografia, dissertação, tese, além de orientações basilares de ordem metodológica e científica sobre o gênero,
tipos, estrutura proposta, objetivos, dicas e exemplos.

Útil para acompanhar o estudante, o pesquisador e o docente em toda a vida acadêmica.


Ada Magaly Matias Brasileiro – graduada em Letras (Português, Inglês e Literaturas), especialista em Língua Portuguesa, Didática e Tecnologia do Ensino Superior e Linguística, mestra em Língua Portuguesa e doutora em Linguística e Língua Portuguesa. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop-MG). Dedica-se às áreas de Metodologia Científica, Linguística Aplicada e Formação Docente. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de produção de texto, escrita acadêmica, linguística aplicada, discurso e formação docente, interacionismo, metodologia e pesquisa científica. É autora de livros e outras publicações que abrangem os temas escrita acadêmica, metodologia da pesquisa e formação do professor.