Fechar

Principais trabalhos acadêmico-científico – parte 2

O artigo científico é um texto destinado à publicação e é muito elaborado por alunos de graduação e, mais especialmente, de pós-graduação. A ABNT define artigo científico como “parte de uma publicação com autoria declarada, de natureza técnica e/ou científica” (ABNT NBR 6022, 2018, p. 2). Serve à apresentação e discussão, nas diversas áreas do conhecimento, de ideias, métodos, técnicas, processos e resultados.

Trata-se de uma produção mais profunda do que um ensaio e menos abrangente do que uma monografia, mas que exige uma boa capacidade de síntese dos pesquisadores. Normalmente, é publicado em revistas ou periódicos especializados, com normas editoriais próprias, às quais deve o autor se submeter. Possibilita ao leitor uma rápida tomada sobre o assunto, abordando o resultado de uma pesquisa teórica ou de campo. Para sua elaboração, contudo, é necessário passar por todas as fases de construção do conhecimento científico. Assim, elaborar um projeto de pesquisa é a primeira tarefa do pesquisador. Em seguida, passa pela fase da pesquisa propriamente dita para, então, elaborar o relato em forma de artigo científico.

Estrutura do artigo
Os elementos estruturais do artigo são:

Parte pré-textual
No alto da página, escrevem-se o título do artigo e o subtítulo (se houver), diferenciando-os tipograficamente ou separando-os por dois-pontos (:); opcionalmente, é possível incluir, logo abaixo do título e do subtítulo no idioma do texto, o título e o subtítulo em outro idioma.

Alinhado à direita, registra(m)-se o(s) nome(s) do(s) autor(es), em ordem direta (prenome e sobrenome), com respectivas credenciais em nota de rodapé, indicando formação, instituição à qual está vinculado e endereço eletrônico, usando fonte 10, entrelinha 1 e alinhamento do texto à 1ª linha da nota.

Após espaço duplo, escreve-se “RESUMO”, mais um espaço duplo e o registro do resumo homotópico na língua do texto (máximo de 250 palavras).

Abaixo do resumo, registram-se as palavras-chave na língua do texto (máximo de cinco palavras ou expressões iniciadas por letra maiúscula, separadas e finalizadas por ponto-final).

Caso haja resumo e palavras-chave em outra língua, devem ser escritos logo após aqueles no idioma do documento.

A seguir, o autor deve indicar as datas (dia, mês e ano) em que o artigo foi submetido e aprovado para publicação.

Caso o artigo esteja disponível em meio eletrônico, pode ser indicado o endereço eletrônico, DOI (Digital Object Identifier – um código digital usado como identificador de publicações científicas), suportes, além de outras informações relacionadas à disponibilidade do documento.

Parte textual:
O conteúdo dos elementos textuais deve ser registrado em fonte 12, entrelinha 1,5 e margens justificadas:

Introdução: o autor informa o tema da pesquisa e o contextualiza, apresenta a delimitação, os objetivos geral e específicos do estudo, bem como sua justificativa. Faz menção ao método utilizado e finaliza com uma orientação ao leitor sobre o modo como o texto foi estruturado.

Desenvolvimento: é a parte principal do artigo, normalmente, dividido em duas ou três seções e em subseções, que expõem, ordenada e detalhadamente, o assunto tratado. O artigo original é seccionado em referencial teórico, metodologia, apresentação e análise de dados; e o artigo de revisão tem seu desenvolvimento dedicado ao referencial teórico e à discussão desse referencial, tendo em vista o objetivo pretendido no estudo.

Considerações finais: é o espaço em que o autor apresenta a resposta encontrada para a delimitação proposta, avalia cada um dos objetivos, faz uma análise crítica do percurso e do resultado a que se chegou e apresenta as recomendações para o encaminhamento da questão, se houver.

Parte pós-textual

Referências: logo após as considerações finais, apresentam-se as referências, em ordem alfabética, conforme a ABNT NBR 6023/2018.

Glossário: lista de termos técnicos ou científicos com respectivos significados.[1]

Apêndices: textos de autoria própria que o autor julgue de relevância para o conhecimento do leitor.

Anexos: textos de autoria de terceiros que o autor julgue de relevância para o conhecimento do leitor.

Agradecimentos: último elemento pós-textual, se houver, deve ser um texto sucinto, aprovado pelo periódico em que será publicado, usado apenas para dar créditos a quem contribuiu de forma relevante para o estudo.

Formatação
Quadro 6 – Partes e especificações do artigo científico

Parte do textoEspecificações
Título do trabalhoCentralizado, negrito, caixa-alta, fonte 12 Times New Roman.
Subtítulo do trabalho (se houver)Separado do título por dois-pontos (:) ao final do título. Centralizado, negrito, caixa baixa, fonte 12 Times New Roman.
Título e subtítulo do trabalho em outro idioma (opcional)Mesmas formatações do título e do subtítulo no idioma do texto, acrescentando-se o itálico.
Nome(s) do(s) autor(es)Iniciais maiúsculas, alinhado à direita, fonte 10. Saltar um espaço simples.
Resumo na língua vernácula e na estrangeiraTítulo: caixa-alta, centralizado, negrito, fonte 12. Saltar um espaço simples. Texto: margens justificadas, fonte 12, entrelinha simples. Saltar um espaço simples. Palavras-chave: iniciais maiúsculas, fonte 12, separadas e finalizadas por ponto.
TítulosFonte 12, negrito, caixa-alta. Saltar um espaço simples entre os títulos e o texto.
CitaçõesDireta curta: entre aspas, mesma fonte do texto, informar fonte completa (AUTOR, ano, p.). Direta longa: separada do texto por um espaço simples (antes e depois), recuo de 4 cm, fonte 10, entrelinha 1. Informar fonte completa (AUTOR, ano, p.). Indireta: no corpo do texto, normalmente. Informar fonte antes ou depois da citação (AUTOR, ano).
IlustraçõesIdentificar, na parte superior, com o tipo de ilustração, o número e o nome. Na parte inferior, informar a fonte, ainda que seja de produção do próprio autor: Fonte: AUTOR (ano, p.).
O corpo do textoFonte 12, entrelinha 1,5, margens justificadas. Saltar um espaço simples entre os parágrafos ou dar um recuo de 2 cm.
ReferênciasTítulo: caixa-alta, centralizado, negrito, fonte 12. Saltar um espaço simples. Referências: entrelinha 1, fonte 12, conforme a ABNT NBR 6023/2018. Caixa-alta, centralizado, negrito, fonte 12. Saltar um espaço simples entre cada referência.
Nota de rodapéFonte 10, entrelinha 1, da 2ª linha em diante alinhar à 1ª linha.

Fonte: ABNT NBR 6022 (2018).


[1]  Utilize-se do glossário apenas se você não conseguir inserir o significado da palavra no corpo do texto e caso sejam mais de cinco termos.

Não leu a primeira parte (clique aqui) e não deixe de conhecer a obra.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.