Sabemos todos que não se pode retroceder no tempo, seja por apenas alguns segundos, seja por milhares de anos. Assim, qualquer um pode compreender a primeira parte da afirmação do historiador francês Marc Bloch (1886-1944): não se pode mudar o passado. Mas se pode estudá-lo, como fazem os historiadores, para melhor conhecê-lo.
Ainda que bastante óbvia, a constatação é fundamental, pois coloca a produção do conhecimento histórico em situação análoga à de outras especialidades, a exemplo da Astronomia, da Geologia ou da Paleontologia, que tampouco podem reproduzir em laboratório os processos que estudam, dispondo apenas de seus efeitos e tendo que apoiar-se na retrospecção. É graças aos vestígios e aos indícios que chegaram até o presente que os pesquisadores podem propor explicações sobre o que se passou. Cada um desses campos científicos o faz a partir das especificidades de suas questões e de seus próprios métodos. O olhar treinado do geólogo lê o passado do planeta observando camadas de rochas, astrônomos postulam a origem do universo a partir da radiação cósmica, enquanto paleontólogos reconstroem animais extintos tendo por base alguns restos fossilizados. O historiador, por seu turno, trabalha por inferências com base em documentos que sobreviveram ao tempo.
Assim como a descoberta de partes de um esqueleto de dinossauro não possibilita deduzir, de forma automática, a aparência e as características do animal, tampouco uma fotografia, uma lei ou um processo criminal, tomados de forma isolada, permitem compreender por inteiro as sociedades que os produziram, mas é fato que tais elementos fornecem importantes pistas sobre essas mesmas sociedades.
A complexidade do trabalho do historiador apresenta similitude também com a atuação do detetive, a quem cabe deduzir, a partir do que encontra na cena de um crime, as motivações, o modo de agir e a identidade do criminoso, como lembrou Carlo Ginzburg (1939- ), historiador italiano, citando Sherlock Holmes, famoso personagem do escritor Arthur Conan Doyle (1859-1930). Para explicar o trabalho do historiador, Ginzburg evocou ainda a figura do médico que procura por sintomas para descobrir a causa da doença do seu paciente, método que guiou, entre outros, o criador da psicanálise, Sigmund Freud (1856-1939). O historiador italiano
citou finalmente a atuação do crítico de arte Giovanni Morelli (1816-1891), célebre por identificar quadros falsificados com base em detalhes imperceptíveis para a maioria dos observadores. Nas palavras de Ginzburg: “pistas infinitesimais permitem captar uma realidade mais profunda, de outra forma inatingível. Pistas: mais precisamente sintomas (no caso de Freud), indícios (no caso de Sherlock Holmes), signos pictóricos (no caso de Morelli)”.
A partir dessa ampla perspectiva, podemos entender o sentido da segunda parte da frase citada de Marc Bloch. Se o passado não pode ser modificado, a compreensão do que ocorreu, a interpretação e os sentidos que lhe são atribuídos não são fixos e imutáveis, pelo contrário, alteram-se significativamente ao longo das gerações. Longe de serem estáticas, as interpretações sobre o passado estão sempre abertas a outras
possibilidades de compreensão, o que significa que a História pode estar sempre sendo reescrita. Assim, qualquer evento pretérito pode ser revisitado, originando uma nova investigação se novos documentos ou vestígios forem encontrados e se novas perguntas – a partir de novas preocupações do tempo presente – forem feitas às fontes históricas.
E quais os passos necessários para propor uma nova pesquisa em História? A estrutura de um projeto de pesquisa apresenta poucas variações e é, em larga medida, conhecida:
- Formula-se um problema;
- Discute-se como esse problema tem sido tratado pela bibliografia;
- Argumenta-se em favor da relevância do aspecto escolhido;
- Listam-se os objetivos;
- Identifica-se a documentação a ser utilizada;
- Apresenta-se a metodologia, ou seja, explica-se como as metas serão alcançadas;
- Elabora-se o cronograma de execução de cada etapa;
- E, por fim, arrolam-se as referências bibliográficas.
De fato, saber quais são as partes componentes de um projeto é importante, porém nem mesmo a descrição detalhada do conteúdo e da função de cada uma delas, explicadas em termos abstratos, tal como se lê frequentemente nos manuais de metodologia de pesquisa, é suficiente para a proposição de questões de cunho historiográfico. Então, por onde começar? Aprendendo a pensar como um historiador. Familiarizando-se com os caminhos da disciplina, ou seja, sabendo como o passado tem sido investigado e por quais meios. Isso antecede à formulação de perguntas capazes de dotar de relevância científica a proposição de um projeto em História. Assim, inicialmente, é essencial ter em conta as diversas formas de relacionamento dos historiadores com os acontecimentos pretéritos e seus vestígios, observando o que há de específico num projeto historiográfico.
Aqui neste livro, o leitor é convidado a percorrer um amplo panorama que tem por finalidade apresentar, de forma didática, procedimentos e métodos que distinguem a produção do conhecimento historiográfico e, desse modo, incentivá-lo a participar ativamente desse instigante desafio que é escrever História, elaborando e executando seu próprio projeto de pesquisa.
Tania Regina de Luca é professora de cursos de graduação e do programa de pós-graduação em História da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis. É mestre e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Pela Contexto, é organizadora dos livros História da imprensa no Brasil e O historiador e suas fontes e coautora dos livros Nova História das mulheres no Brasil, Fontes históricas, História da cidadania e Trabalho na História do Brasil (fora de catálogo). E autora Práticas de pesquisas em História.