Fechar

Café Contexto – História Contemporânea

Em nosso quarto encontro do ciclo temático História na Universidade o Café Contexto recebeu Luís Edmundo Moraes que é professor-associado da UFRRJ e autor do livro História Contemporânea: da Revolução Francesa até a Primeira Guerra Mundial. A mediação foi realizada pela escritora e pesquisadora, Carla Bassanezi Pinsky que é autora e coautora de diversos livros publicados pela Contexto.

O Café Contexto é um espaço para encontros e conversas com nossos autores. As lives são divulgadas e transmitidas em nossas redes sociais. Nossos encontros vão ocorrer sempre as terças-feiras, às 16h, sendo semanas alternadas entre Linguística e História. Nos acompanhe por lá para saber das próximas edições.

Se quiser saber mais sobre o assunto, conheça o livro. 😉

Café Contexto – História Contemporânea

O século XIX é marcado por uma quantidade inédita de mudanças ocorridas em uma velocidade jamais vista. E sem que boa parte das pessoas estivesse preparada para essas mudanças: o voto universal, a perda de espaço social do pensamento religioso, a eletricidade, o telégrafo, o zepelim, a onipresença das locomotivas, o movimento operário, o pensamento nacionalista, entre muitas outras. E mais que isso, as próprias sociedades europeias (em especial no espaço urbano) mudaram também. Nesta obra, o professor Luís Edmundo Moraes detalha e analisa esses marcos temporais que produziram um impacto profundo não apenas na época dos acontecimentos, mas ainda hoje.


Luís Edmundo Moraes é graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Antropologia Social pela mesma instituição e doutor em História pelo Centro de Pesquisas Sobre o Antissemitismo da Universidade Técnica de Berlim. É professor-associado de História Contemporânea da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pela Contexto, é autor do livro História contemporânea: da revolução Francesa à Primeira Guerra Mundial.

Carla Bassanezi Pinsky é historiadora com doutorado em Ciências Sociais (Família e Gênero) pela Unicamp e mestrado em História Social pela USP. Autora de Pássaros da liberdade; O Brasil que os europeus encontraram e Mulheres dos Anos Dourados e coautora de História das mulheres no Brasil; Nova História das mulheres no Brasil; História da cidadania; Novos temas nas aulas de História; Fontes históricas; O historiador e suas fontes; Faces do fanatismo; História da América através de textos; História na sala de aula; O Brasil no Contexto: 1987-2017 (todos publicados pela Contexto), entre outros livros.