Fechar

O que a linguística aplicada estuda?

Ao introduzir o número especial do periódico Applied Linguistics (2015), dedicado a fornecer definições e novos caminhos para a LA, Hellerman aponta que as definições apresentadas na edição sugerem que o campo está focado em identificar e trabalhar em direção a soluções para “questões” ou “problemas” que têm a ver com a linguagem, particularmente, com o uso da linguagem, visão também referendada por vários outros autores (Grabe, 2012; Pennycook, 2018; Shuy, 2015; Widdowson, 2018; para citar alguns). Alguns dos tipos de problemas com os quais a LA se ocupa são: como podemos melhorar o ensino de línguas? Que subsídios podemos oferecer para melhorar a formação de professores de línguas? Como elaborar uma avaliação linguística para médicos estrangeiros atuarem no país? Como podemos avaliar um programa de educação bilíngue? Que conselhos podemos oferecer ao Ministério da Educação numa proposta para introduzir uma língua adicional como meio de instrução? Moita Lopes (2006), no entanto, afirma que a LA não teria necessariamente esse papel solucionista dos problemas, mas, sim, seria “um modo de criar inteligibilidade sobre problemas sociais em que a linguagem tem um papel central” (Moita Lopes, 2006: 14).

O que a linguística aplicada estuda?
Conheça o livro aqui

Termino esta seção com a definição apresentada pela Associação Internacional de Linguística Aplicada (Aila), uma das principais associações dos estudiosos da área, por ser uma definição largamente citada por autores que se dedicam a explicar este campo de conhecimento e por englobar todos os aspectos citados acima:

A linguística aplicada é um campo interdisciplinar e transdisciplinar de pesquisa e prática que lida com problemas práticos de linguagem e comunicação que podem ser identificados, analisados ou resolvidos pela aplicação de teorias, métodos e resultados disponíveis da linguística ou pelo desenvolvimento de novos quadros teóricos e metodológicos em linguística para trabalhar sobre esses problemas. A linguística aplicada difere da linguística em geral principalmente no que diz respeito à sua orientação explícita para problemas práticos e cotidianos relacionados à linguagem e à comunicação. Os problemas com os quais a linguística aplicada lida vão desde aspectos da competência linguística e comunicativa do indivíduo, como aquisição de primeira ou segunda língua, alfabetização, distúrbios de linguagem etc. à linguagem e à comunicação relacionadas a problemas nas e entre as sociedades, tais como variação linguística e discriminação linguística, multilinguismo, conflito linguístico, política linguística e planeamento linguístico (Aila, tradução minha).

Com base no exposto, depreende-se que a LA é uma área interdisciplinar, situada e voltada à resolução de problemas relacionados à língua/linguagem em uso.

No próximo post a professora a professora Simone Sarmento responde: Quais são as grandes linhas de investigação? Você ainda pode ler O que é linguística aplicada?


Capítulo escrito por Simone Sarmento é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras da mesma universidade. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 2.

Livro A Linguística hoje: múltiplos domínios organizadores:
Gabriel de Ávila Othero é professor de Linguística de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É autor do livro Teoria X-barra, coautor de Conceitos básicos de linguística: sistemas conceituais e Conceitos básicos de linguística: noções gerais e Para conhecer sintaxe, além de coorganizador de Sintaxe, sintaxes: uma introdução, Chomsky: a reinvenção da linguística, Saussure e a Escola de Genebra e A Linguística hoje: Múltiplos domínios.

Valdir do Nascimento Flores é professor titular de graduação e pós-graduação de Língua Portuguesa da UFRGS. É coorganizador dos livros Dicionário de Linguística da Enunciação, Saussure e Saussure e a Escola de Genebra e A Linguística hoje: Múltiplos domínios, e coautor de Enunciação e discurso, Semântica, semânticas: uma introdução, Introdução à linguística da enunciação, Enunciação e gramática, Conceitos básicos de linguística: sistemas conceituais, Conceitos básicos de linguística: noções gerais, e autor de A linguística geral de Ferdinand de Saussure.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.