Fechar

Livros premiados da Editora Contexto – “História das crianças no Brasil”

A Editora Contexto completa seus 25 anos em 2012. Em sua trajetória, a editora já foi agraciada com alguns dos mais importantes prêmios literários do país, como Jabuti, Casa-Grande & Senzala, Sérgio Buarque de Holanda (Fundação Biblioteca Nacional) e Clio.

Dentre os livros premiados da editora está História das crianças no Brasil. Organizado pela historiadora Mary Del Priore, o livro recebeu o prêmio Casa-Grande & Senzala, da Fundação Joaquim Nabuco, em 2000.

História das crianças no Brasil reúne ensaios de historiadores, sociólogos e educadores, em um cruzamento de olhares sobre o tema abrangente da infância na história brasileira. Em seus textos, os pesquisadores empenham-se em transformar as crianças em sujeitos históricos, abordando desde os pequenos viajantes que chegaram ao Brasil no século XVI até a exploração de jovens nos canaviais no século XX. Os curumins catequizados pelos jesuítas, as crianças escravas, os garotos convocados para a Guerra do Paraguai, os pequenos operários, os menores criminosos do início da industrialização, cada um desses personagens é enfocado em um dos 15 capítulos que compõem a obra.

 

A história sobre a criança feita no Brasil, assim como no resto do mundo, vem mostrando que existe uma enorme distância entre o mundo infantil descrito pelas organizações internacionais, pelas não governamentais e pelas autoridades , daquele no qual a criança encontra-se quotidianamente imersa”, explica a organizadora da obra.

Parece-nos evidente que querer conhecer mais sobre a trajetória histórica dos comportamentos, das formas de ser e de pensar das nossas crianças, é também uma forma de amá-las todas, indistintamente melhor.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.