Fechar

Congresso na USP homenageia o linguista Ataliba T. de Castilho

Entre os próximos dias 7 e 10, ocorrerá na Universidade de São Paulo o Castilho – II Congresso Internacional de Linguística Histórica. O evento irá homenagear o linguista Ataliba Teixeira de Castilho, professor da área de Filologia e Língua Portuguesa da FFLCH/USP. Autor de diversas obras, Castilho publicou pela Editora Contexto os livros A Língua falada no ensino de Português e Nova gramática do Português brasileiro.

No campo dos estudos linguísticos, o Prof. Dr. Ataliba Teixeira de Castilho é reconhecido, por unanimidade,  como uma de suas figuras mais ilustres. Sua atuação como mestre em renomadas universidades do país, orientador exemplar, pesquisador incansável, idealizador e coordenador de grandes projetos confunde-se com os estudos da Ciência da Linguagem no Brasil”, afirma a organização do evento.

No ano de 1966, Castilho, que foi professor titular nas principais universidades de São Paulo (Unicamp, Unesp e USP), obteve o título de Doutor em Línguística pela USP com a tese “Introdução ao estudo do aspecto verbal na língua portuguesa”. Como pesquisador de pós-doutorado, passou por importantes centros de ensino internacionais, como “Cornell University” (Estados Unidos), “Université d’Aix-Marseille” (França), “University of New México” (Estados Unidos) e “Università degli Studi di Padova” (Itália). Sua carreira acadêmica inclui também a coordenação de relevantes projetos, dentre os quais o “Projeto de Estudo da Norma Urbana Culta da Cidade de São Paulo” e o “Projeto para a História do Português de São Paulo”.

As inscrições para o “Castilho – II Congresso Internacional de Linguística Histórica”, que acontecerá na Escola Politécnica da USP, já estão encerradas. Mas os interessados podem participar do evento como ouvintes.

———————————————-

Foto: Patrícia E.K.K.Komatsu. 2006.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.