Fechar

Livro do ano – Prêmio Jabuti 2017 | Alfabetização: a questão dos métodos

O livro do ano. O Jabuti dourado. A Contexto, com o livro de Magda Soares Alfabetização: a questão dos métodos, acaba de receber o maior prêmio que uma editora pode almejar. E, modéstia à parte, foi merecido.

Há trinta anos decidimos criar uma editora que pudesse estabelecer de forma responsável e eficiente um contato mais estreito entre os produtores do saber e os leitores. Insistimos junto aos maiores especialistas brasileiros na área de humanas para que escrevessem de modo a colocar seu saber e sua experiência à disposição da sociedade. Para que não produzissem apenas para seus iguais, seus colegas, mas para todos os que precisassem de suas informações e análises. Desejávamos democratizar o conhecimento e achávamos que esta era a função primordial de uma editora como a nossa no Brasil.

Desde o começo estabelecemos que a democratização do saber era a melhor forma de dar oportunidades iguais, ou quase iguais, a todos os brasileiros. E apoiamos os esforços no sentido de formar professores melhores, de criar e manter escolas públicas de qualidade, de estimular a leitura e a curiosidade intelectual.

Oitocentos livros depois, com um catálogo que inclui mais de mil dos melhores intelectuais brasileiros, podemos dizer que estamos no caminho certo. A concessão do Prêmio Jabuti para um livro sobre alfabetização, escrito por uma das mais importantes educadoras brasileiras (que, com 85 anos de idade, continua militando no ensino público), é uma marco representativo do nosso trabalho e um fecho das comemorações de nossos 30 anos de existência.

Com meus dois filhos, Daniel e Luciana, e com uma equipe competente e responsável, tocamos a Contexto até aqui. E com nossos autores, colaboradores, fornecedores, distribuidores, livreiros e os muitos amigos que amealhamos nessas três décadas… já estamos fazendo planos para as próximas três.

Jaime Pinsky