Fechar

Lançamentos de outubro na Contexto

Apresentamos nossos lançamentos para o mês de outubro. Todos já estão em pré-venda e disponíveis para compra. Conheça abaixo cada um dos livros e garanta já o seu exemplar em nosso site.
Fique atento às datas de lançamento de cada uma das obras. Os envios serão realizados a partir dos dias informados em suas páginas.

A ciência tem todas as respostas?

Lançamentos de outubro na Contexto

Você já se perguntou se o passado ainda existe? De onde viemos? Se há vida após a morte? Se existe realmente o livre-arbítrio dentre outras coisas mais? Ao longo da História, vários cientistas se propuseram responder essas perguntas.
Este livro trata, de forma extremamente fácil de entender, justamente dessas e de outras grandes questões que a física moderna levanta. Sabine Hossenfelder, física teórica alemã, pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados de Frankfurt, além de autora e pesquisadora de gravidade quântica, não apenas expõe a pseudociência pelo que ela é, mas mostra também algumas ideias espirituais que são perfeitamente compatíveis e explicadas pela física moderna. Esta obra é para os que não se esqueceram de perguntar as grandes questões da humanidade e não têm medo das respostas.

Valentin Volóchinov

Lançamentos de outubro na Contexto

“Os pensadores do Círculo – Bakhtin, Volóchinov e Medviédev – contam hoje com excelentes traduções. Alguns desavisados, entretanto, referem-se aos trabalhos de Volóchinov como se fossem de Bakhtin. A obra de Filipe Almeida Gomes, que o leitor tem em mãos, ajuda a dissipar esse desarranjo. De forma rigorosa, o autor assume uma perspectiva filosófico-linguística para mostrar a maneira como Volóchinov aborda a questão da axiologização-valoração presente na relação ser humano-sociedade-linguagem. Se o problema filosófico-linguageiro da valoração é um dos eixos fundantes da concepção dialógica de linguagem, arquitetonicamente erigido pelo Círculo, a obra de cada um dos pensadores demonstra singularidades. Centrando essa reflexão em Volóchinov, mas abrindo espaços para outros teóricos, do Círculo ou não, este livro demonstra como se dá a forte presença de uma teoria do valor nos escritos de Volóchinov. Assim, o ponto de vista do leitor será atiçado, no melhor sentido da palavra.” – Beth Brait

Educação linguística para jovens e adultos

Lançamentos de outubro na Contexto

A educação de jovens, adultos e idosos envolve uma série de peculiaridades e desafios específicos. Como lidar, por exemplo, com o fato de que alguns desses alunos por diversos motivos tiveram que abandonar a escola no passado? Este livro mergulha nas questões que permeiam essa modalidade educacional. As autoras argumentam que a educação linguística para esse público deve ser um processo inclusivo, que integre conhecimentos, gêneros textuais e práticas significativas. Esta obra é um convite a educadores e educadoras a repensar as práticas pedagógicas, abrindo caminhos para tornar a educação de jovens, adultos e idosos mais atrativa, relevante e eficaz, com base em abordagens inovadoras e inclusivas.

Políticas educacionais

Lançamentos de outubro na Contexto

No Brasil, a educação é um direito de todos e um dever do Estado. As políticas educacionais abrangem as ações tomadas, envolvendo governos e sociedade civil, com o objetivo de garantir esse direito de forma universal e com qualidade. Sabemos que a nossa realidade ainda está longe de refletir tal objetivo. Assim, é de extrema importância que todos aqueles que atuam ou queiram atuar na área de Educação conheçam seus meandros: para fazer com que a lei se cumpra e para mudar tudo aquilo que é preciso mudar. Os autores, ambos referências no tema, trazem um olhar agudo da ação do Estado e dos governos para a elaboração e regulamentação das políticas da educação, mostrando aspectos gerais e específicos que abarcam esse campo. O livro apresenta, assim, definições elementares, como o que vem a ser política e educação, para, em seguida, conceituar uma política educacional voltada à educação básica, discorrendo também sobre suas leis específicas.

Jamais estive só

Lançamentos de outubro na Contexto

Em 1977, Natan Sharansky, um dos principais líderes ativistas do movimento dissidente democrático da União Soviética e do movimento pela emigração judaica livre, foi preso pela KGB. Ele passou nove anos como prisioneiro político, condenado por traição contra o Estado. Todos os dias, Sharansky lutou pelas liberdades individuais em face à tirania; uma batalha que definiria o resto de sua vida.
Jamais estive só revela como os anos passados na prisão – muitos deles confinados em solitária – o prepararam para uma vida pública após sua soltura. Como político israelense, Sharansky trouxe uma clareza moral extraordinária e inquestionável, além de uma honestidade sem igual. Sua história é repleta de reflexões desde a época em que foi prisioneiro até entrar no mundo da política para, com bravura, em um contexto de instabilidade entre Israel e o Oriente Médio, tentar unir o povo judeu.
Escrito com franqueza, afeição e humor, este livro nos oferece profundos insights e introspecções de um homem que abraçou a essência da encruzilhada que a humanidade enfrenta: encontrar sua própria voz, sua própria crença, e pessoas que também compartilham os mesmos ideais.

Não conhece todos os nossos livros de agosto, clique aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.