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Estágio Supervisionado de Inglês | Rosely P. Xavier

O livro Estágio Supervisionado de Inglês é resultado de estudos, pesquisas e vivências acumuladas ao longo de quase 26 anos como professora das disciplinas Metodologia de Ensino e Estágio Supervisionado no Curso de Letras-Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. Ele foi concebido a partir do diálogo articulado entre teoria e prática, sem perder de vista a realidade para a qual essa relação dialógica foi projetada: a escola básica.

Estágio Supervisionado de Inglês | Rosely P. Xavier
Leia um trecho da obra aqui

A obra se debruça sobre vários temas: a escola, o planejamento de ensino, o plano de aula, os tipos de atividades e as suas características, a produção de atividades e de unidades de ensino, e a docência sob a perspectiva acional (do agir) e atitudinal (do reagir). Todas essas temáticas fundamentam o fazer docente e devem integrar os espaços de discussão instituídos para a formação inicial e continuada de professores de Inglês. Isso significa dizer que este livro não se destina apenas a estudantes de Letras-Inglês cursando o estágio curricular obrigatório, mas também àqueles que cursam disciplinas afins, como Metodologia de Ensino e Práticas de Ensino. Da mesma forma, professores em exercício também constituem o público-alvo deste livro, pois os conteúdos e as atividades práticas contribuem para a sua reflexão crítica e a sua superação.  

Os conteúdos são tratados de forma clara e direta, e, ao final de cada capítulo, atividades práticas são propostas para atender aos diferentes momentos do fazer reflexivo docente: antes da ação, com o objetivo de o professor (i) conhecer melhor a escola, a abordagem de ensinar do(s) professor(es) de Inglês que nela atua(m) e os estudantes, (ii) planejar aulas, materiais instrucionais e atividades avaliativas de modo informado, (iii) planejar falas na língua inglesa para se comunicar com os alunos etc; e durante e após a ação, com o propósito de o professor (i) avaliar a sua própria abordagem de ensino e os resultados de aprendizagem, (ii) refletir sobre situações específicas de sala de aula, (iii) diagnosticar problemas de aprendizagem e propor soluções etc. Assim, as atividades práticas foram pensadas para estabelecer vínculos com os processos cognitivos envolvidos na educação crítica, como o observar, analisar, fazer, discutir, aplicar, (re)interpretar, comparar entre outros. Posto isso, convido o leitor a mergulhar nas questões que o livro aborda para a construção e o desenvolvimento do conhecimento teórico e prático da profissão docente.


Rosely P. Xavier é professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina, onde colabora com o Programa de Pós-Graduação em Linguística, na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas. Na mesma instituição, atuou no Curso de Licenciatura em Letras-Inglês nas disciplinas de Metodologia de Ensino e Estágios Supervisionados e nos programas de pós-graduação em Educação e em Linguística (mestrado e doutorado). Possui doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas.

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