Fechar

Introdução ao Cálculo e Aplicações – Rodney Carlos Bassanezi

calculo-capaA Matemática aparece em todos os currículos universitários dos cursos relacionados às ciências exatas. E, dentro dela, o Cálculo Diferencial e Integral constitui ferramenta básica para os estudantes (futuros profissionais), por ser usado na grande maioria das aplicações. É para ajudar os estudantes e facilitar seu aprendizado que este livro introdutório foi concebido em linguagem didática e repleto de exemplos ilustrativos.

A obra é resultado de um trabalho de mais de 40 anos de ensino desenvolvido pelo autor em diversas universidades, com um método constantemente aprimorado em função das necessidades concretas de alunos e professores. Esse método, já amplamente testado e bem-sucedido, lança mão de modelos matemáticos ligados a algum fenômeno real. Assim, exemplos de modelagem matemática com dados extraídos da realidade são utilizados como um primeiro treinamento para formulação de problemas e suas resoluções, ou seja, como motivação ao desenvolvimento do próprio Cálculo.

Os exercícios e as aplicações, apresentados de forma gradativa e explorados com critério científico, além de ensinar Cálculo, atendem ao propósito de propiciar descobertas. Dessa forma, o livro também funciona como um motivador para trabalhos mais abrangentes, estimulando o leitor a continuar seus estudos sabendo empregar o cálculo diferencial e integral de uma variável.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.