Fechar
Escrita criativa
Escrita criativa

Hábito de leitura | Rubens Marchioni

Escrita CriativaFALA-SE COM FREQUÊNCIA, generalizando, que o brasileiro não tem hábito de leitura. Num lance de exagero, há quem afirme que fugimos do contato com um texto, sobretudo quando se trata de mensagem composta por mais de 200 caracteres. Ele ficaria limitado aos atributos do texto, sem se permitir explorar os benefícios que aquela mensagem oferece, o quanto possível voltados para preencher os seus valores mais importantes. O medo de não dispor da cultura necessária para enfrentar com segurança os desafios de viver nesse mundo cheio de contradições e exigências tem um poder mais forte do que se pode imaginar.

Fiz um curso de leitura dinâmica e li Guerra e Paz em vinte minutos. Tem a ver com a Rússia. – Woody Allen

Parece-me que esse não é o retrato mais justo e fiel da nossa realidade. Andando todos os dias de metrô, em São Paulo, o que vejo são pessoas com livro, jornal ou revista diante dos olhos. Algumas, sentadas; outras tantas, em pé, equilibram a atenção para que nenhuma palavra, informação ou emoção se perca. Um fato que relativiza o estereótipo segundo o qual temos uma preguiça literária incorrigível.

Talvez o nosso hábito de leitura não tenha atingido o status de essencial, mas já deixou de ser algo meramente acidental.

A viagem de metrô me faz lembrar a experiência que tive na última sexta-feira. No final do expediente, entrei na Livraria Cultura, aquele templo dedicado às letras, encravado no Conjunto Nacional. Lotação esgotada. Atendentes correndo de um lado para outro, em busca de publicações de todos os gêneros para todos os tipos de público. “Hoje está calmo, você não imagina como fica no sábado”, disse-me uma vendedora, tão simpática quanto profissional, se é que uma qualidade pode andar separada outra – na Cultura, não pode.

As pessoas estão descobrindo, ou redescobrindo, o prazer da leitura. Quanto ao mercado editorial e livreiro, ele é cada vez mais generoso, tanto na quantidade quanto na qualidade do que oferece. Estão certos. Afinal, nossos leitores merecem o melhor.


RUBENS MARCHIONI é palestrante, publicitário, jornalista e escritor. Autor de Criatividade e redação, A conquista e Escrita criativa. Da ideia ao texto.
[email protected]http://rubensmarchioni.wordpress.com