Arqueólogos descobrem ferramentas com 30 mil anos de idade em caverna no México. Mais de mil ferramentas foram coletadas, revelando um passado ainda mais extenso sobre a presença humana na América
Uma equipe de arqueólogos encontrou centenas de ferramentas em pedra numa caverna localizada na Caverna Chiquihuite, na região montanhosa do México. Junto aos artefatos encontrados, a equipe afirma que conseguiu localizar 42 sítios arqueológicos que possibilitam a datação de quando o ser humano chegou à América do Norte.
De acordo com o novo estudo, publicado na revista Nature, as ferramentas evidenciam a presença de pessoas há mais de 30 mil anos — 11 mil a mais do que se sabia anteriormente. Os pesquisadores afirmam que 1.930 ferramentas de calcário, todas com características de confecção humana, foram encontradas, incluindo lanças e lâminas finas.
A passagem de pessoas é atribuída aos caçadores-coletores nômades, que presenciaram o local durante o Último Máximo Glacial, 26 mil e 19 mil anos atrás. Os vestígios, no entanto, apontam que os humanos não residiram no local, apenas fazendo uma passagem — provavelmente de barco por uma rota costeira do Pacífico — sem deixar descendentes.
Parte dos artefatos localizados pela equipe ainda passam por exames de datação, mas os já encontrados reúnem evidências suficientes para comprovar a ação humana em tal época. A pesquisa também conseguiu relacionar a extinção de diversos mamíferos provenientes do continente durante a Era do Gelo com alguns dos achados, resultando em um estudo paralelo.
Fonte: Aventuras na História