Fechar

“Dicionário de fonética e fonologia” e “Etimologia”

A Editora Contexto começa 2011 com duas obras fundamentais. Etimologia preenche uma vazio de décadas sem a publicação de um tratado sobre a origem das palavras e o Dicionário de fonética e fonologia já nasce como obra de referência.

Aproveite e comece o ano com boas leituras: elas já estão em pré-venda.

 

Dicionário de fonética e fonologia

Thaïs Cristófaro Silva

Dicionário de fonética e fonologia Poucos livros nascem com vocação para obra de referência. Daí o orgulho da Editora Contexto em apresentar este aguardado e moderno dicionário de fonética e fonologia que lista nada menos do que 730 verbetes. Cuidadosamente concebido por Thaïs Cristófaro (pós-doutora em Linguística pela Universidade de Londres e professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais), e realizado por uma pequena equipe sob sua direção, este dicionário apresenta definições simples e objetivas, ao alcance de todos os interessados.

Para torná-lo mais fácil de ser consultado, cada termo técnico da obra, apresentado em português, traz também o seu correspondente em inglês. Dessa forma, o leitor pode pesquisar de modo mais rico e abrangente, evitando equívocos e trabalho extra. Outra característica relevante, pouco presente em trabalhos equivalentes, é o uso de figuras vinculadas a alguns verbetes. A consulta fica muito mais fácil, as descrições ficam mais compreensíveis.
Além de alunos e professores na área de Letras e Fonoaudiologia, o Dicionário de fonética e fonologia passa a dotar pesquisadores e profissionais de Psicolinguística, Pedagogia, Música e Tecnologia da Fala de um instrumento indispensável.

 

Etimologia

Mário Eduardo Viaro

Etimologia A escassez de títulos confiáveis sobre Etimologia é tal que não são poucas as pessoas convictas de que a área pertence à categoria do entretenimento, não do estudo sério da linguagem. Com o intuito de provar o contrário, o professor Mário Eduardo Viaro, da USP, considerado por muitos o mais importante etimólogo brasileiro, convida especialistas, professores, alunos e até curiosos à leitura deste livro.
A obra detalha e discute o método etimológico propriamente dito em suas minúcias, com a apresentação de muitos exemplos. Como qualquer modelo científico, a pesquisa etimológica não pretende explicar todas as palavras, mas oferecer os passos para a aplicação de uma boa técnica etimológica (que, evidentemente, passa longe do “chutômetro” utilizado por pseudoespecialistas).
As línguas sempre foram motivo de admiração, mesmo quando não havia especialistas que as tratassem como objeto teórico. Ainda hoje há enigmas que envolvem tanto sua origem quanto seu funcionamento e não é raro presenciarmos discussões revisitadas, que perpassam milênios. Esta obra explica as etapas de uma investigação responsável e mostra como a busca pela origem de palavras e expressões exige um estudo sério de linguagem. Livro imperdível, Etimologia já nasce como obra de referência.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.