Fechar

Cubana Yoani Sánchez está entre os “Heróis da liberdade de imprensa” do IPI

Yoani Sánchez, autora de De Cuba, com carinho, foi nomeada “heroína da liberdade de imprensa no mundo” pelo Instituto International da Imprensa. A blogueira já havia sido listada como a 31º pessoa mais influentes do mundo pela revista Time em 2008

De Cuba, com carinho - Yoani Sánchez VIENA, 3 Set 2010 (AFP) -A mais célebre blogueira de Cuba, Yoani Sánchez, foi nomeada nesta sexta-feira “heroína da liberdade de imprensa no mundo” pelo Instituto International da Imprensa (IPI), por ter desafiado as restrições impostas à imprensa em seu país e ter defendido a liberdade da palavra.

“O trabalho extremamente importante de Sanchez nos dá uma ideia do que é um mundo fechado”, declarou em comunicado Alison Bethel McKenzie, diretora do IPI, com sede em Viena.

Ela “representa um futuro no qual o poder da internet poderá ser utilizado para promover a liberdade de expressão”.

Yoani Sánchez tomou, em 2007, a iniciativa de abrir um blog, Generation Y, que conta no momento com mais de um milhão de leitores. No entanto, o acesso ao site foi proibido em Cuba, em 2008.

Para remediar a situação, Sanchez envia seus comentários através de correio a amigos no exterior que os colocam na internet.

Em 2008, a célebre revista americana Time a classificou entre as cem pessoas mais influentes do planeta. Em 2009, seu blog foi citado como um dos 25 melhores do ano.

O IPI escolheu este ano oito “Heróis da liberdade de imprensa no mundo” no Sri Lanka, em Gâmbia, Turquia ou África do Sul, elevando a 60 o número de pessoas já contempladas, para celebrar seu 60º aniversário.

O instituto organizará seu congresso anual em Viena e em Bratislava entre os dias 11 e 14 de setembro.

(via Portal Terra)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.