Fechar

Como Ingressar na Pós-Graduação | Renato Falcão Dantas

Um curso de pós-graduação tem o potencial de abrir novos horizontes profissionais, agregar novos e interessantes conhecimentos às nossas vidas, além de gerar retornos financeiros na carreira. Muitos alunos e profissionais consideram a possibilidade de continuar seus estudos em cursos de pós-graduação e, assim, poder desempenhar novas funções, ter a chance de conseguir um bom emprego ou até mesmo concorrer a melhores cargos. Como a oferta e a diversidade desses cursos são muito amplas, é importante entender o que um curso de pós-graduação pode oferecer e, principalmente, se o tipo de curso escolhido se encaixa em nossas expectativas. Esse entendimento ajudará o aluno a tomar a melhor decisão, pois dará uma noção se o curso em questão fornece ou não a formação mais adequada para o desenvolvimento de sua carreira profissional. A obtenção de um diploma de especialização ou um MBA causa um impacto na carreira profissional diferente de um diploma de mestrado, por exemplo. Cada modalidade de curso foi projetada para um tipo específico de profissional e para atender expectativas específicas do mercado de trabalho.

O livro “Como Ingressar na Pós-Graduação” foi concebido após anos de observação das barreiras enfrentadas pelos alunos, tanto na escolha do curso adequado quanto no processo de seleção para ingresso. Não é raro presenciar alunos que têm seus sonhos adiados ou até mesmo prejudicados por não conhecerem detalhadamente quais são os tipos de cursos de pós-graduação existentes, quais instituições os oferecem e, principalmente, como superar o concorrido processo de seleção. Ou seja, o desconhecimento leva à preparação inadequada, mas isso que pode ser facilmente revertido.

Como Ingressar na Pós-Graduação | Renato Falcão Dantas

Os capítulos deste livro foram escritos em uma linguagem simples, com conteúdo focado em estudantes de todas as áreas e profissionais que desejam impulsionar suas carreiras por meio de um curso de pós-graduação. Tratamos desde temas simples – como a preparação pessoal e a melhor época da carreira para ingressar em uma pós-graduação – até detalhes mais técnicos – como a escolha estratégica da melhor instituição de ensino, dependendo do tipo de curso escolhido. Conteúdos exclusivos deste livro a serem destacados são, por exemplo, o capítulo que trata da escolha do orientador, figura importante e muitas vezes obrigatória para guiar o aluno durante o curso, e também o capítulo dedicado à preparação para superar o processo seletivo de ingresso, com ênfase na elaboração de um projeto de pesquisa estratégico, focado em superar a rigorosa avaliação das grandes instituições de ensino.

E, para os mais corajosos e sonhadores, dedicamos um capítulo especialmente à pós-graduação no exterior. Por que não realizar uma pós no exterior em uma universidade reconhecida internacionalmente? Esse tipo de formação é mais comum nos dias de hoje do que se pode imaginar, e existe um caminho correto para encontrar o curso certo, preparar a documentação e procurar financiamento, para que mesmo aqueles que não possuam recursos adequados possam realizar seu sonho.


Renato Falcão Dantas é farmacêutico e mestre em Química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor em Engenharia Química pela Universidade de Barcelona e livre-docente em Biologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professor da Unicamp, onde leciona disciplinas relacionadas à Biologia, Química e Inovação, assim como lidera um grupo de pesquisa na área de meio ambiente.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.