Fechar

Café Contexto – Lançamento Alfaletrar

Para falar sobre Alfaletrar e a importância da Educação, a professora Magda Soares participou do Café Contexto ontem, 22/09. O encontro marcou o lançamento do livro Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever e teve mediação do historiador e editor da Contexto, Jaime Pinsky.

O novo livro tem como objetivo propor uma solução para superar o problema básico da educação brasileira: as crianças não aprenderem a ler e a escrever como deveriam – sobretudo nas escolas públicas. Com essa nova obra, Magda espera levar o estudo desenvolvido ao longo de sua vida, e testado com sucesso há anos com resultados excelentes na rede pública do município Lagoa Santa (MG), para professores e educadores de todo o país. Alfaletrar mostra, na prática, como toda criança pode aprender a ler e a escrever.

O Café Contexto é um espaço para encontros e conversas com nossos autores. As lives  durante esse período foram divulgadas e transmitidas em nossas redes sociais. Estamos dando uma pausa nas lives semanais, mas em breve teremos novidades.

Se quiser saber mais sobre o assunto, conheça o livro. 😉

Café Contexto – Lançamento Alfaletrar

Está mais do que na hora de o Brasil superar o problema básico da nossa educação: as crianças não estão aprendendo a ler e a escrever como deveriam – sobretudo nas escolas públicas. Sem entrar, de fato, no mundo letrado, todo processo de escolarização subsequente fica comprometido – e, portanto, os horizontes dessas crianças se tornam limitados. Daí se constata o óbvio: não basta estar na escola, é preciso aprender. A professora Magda Soares, autora de livros essenciais sobre o tema, como Alfabetização e letramento Alfabetização: a questão dos métodos (este último consagrado como livro do ano pelo prêmio Jabuti em 2017), mostra, na prática, como toda criança pode aprender a ler e a escrever.  


Magda Soares é professora titular emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG. Graduada em Letras e doutora e livre-docente em Educação. Em 2017, recebeu o prêmio Jabuti de melhor livro de não ficção do ano com Alfabetização: a questão dos métodos (Editora Contexto). Também pela Contexto, publicou, como autora, Linguagem e escola e Alfabetização e letramento, Alfaletrar:toda criança pode aprender a ler e a escrever e, como coautora, O Brasil no Contexto 1987-2007 e O Brasil no Contexto 1987-2017.

Mediador:
Jaime Pinsky é historiador e editor. Completou sua pós-graduação na USP, onde também obteve os títulos de doutor e livre-docente. Foi professor na Unesp, na própria USP e na Unicamp, onde foi efetivado como professor adjunto e professor titular. Participa de congressos, profere palestras e desenvolve cursos. Atuou nos EUA, no México, em Porto Rico, em Cuba, na França, em Israel, e nas principais instituições universitárias brasileiras, do Acre ao Rio Grande do Sul. Criou e dirigiu as revistas de Ciências Sociais, Debate & Crítica e Contexto. Escreve regularmente no Correio Braziliense e, eventualmente, em outros jornais e revistas.