Fechar

Café Contexto – Sintaxe

Em nosso último encontro do ciclo temático Grandes Eixos da Linguística o Café Contexto recebeu Gabriel de Ávila Othero, professor da UFRGS, doutor em Linguística e editor da Revista Virtual de Estudos da Linguagem é um dos organizadores do livro Sintaxe, Sintaxes: uma introdução e diversos outros. A mediação foi realizada por Renato Miguel Basso, professor da UFSCar.

O Café Contexto é um espaço para encontros e conversas com nossos autores. As lives  durante esse período foram divulgadas e transmitidas em nossas redes sociais. Estamos dando uma pausa nas lives semanais, mas em breve teremos novidades.

Se quiser saber mais sobre o assunto, conheça o livro. 😉

Café Contexto – Sintaxe

Diferentes abordagens teóricas tentam explicar o que é e como funciona a sintaxe de determinadas línguas. Algumas delas são muito complexas, por sinal. Este livro apresenta ao estudante universitário da área de Letras e Linguística onze capítulos que ilustram diferentes maneiras de conceber e de fazer sintaxe. Reúnem-se aqui as principais abordagens que se vêm mostrando influentes e produtivas nos estudos de Sintaxe desenvolvidos no Brasil nas últimas décadas. Assim, esta obra oferece a possibilidade de comparar sistematicamente as noções básicas de onze paradigmas em Sintaxe, ao mesmo tempo que aponta direções para aprofundamento, abrindo espaço para os primeiros passos na formação de novos sintaticistas.


Gabriel de Ávila Othero é professor do Departamento de Linguística, Filologia e Teoria Literária e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem graduação em Letras Português e Letras Português/Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; é especialista em estruturas da língua portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil; concluiu seu mestrado e doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Também é editor da Revista Virtual de Estudos da Linguagem desde 2003. Pela Contexto, é autor dos livros Teoria X-barra: descrição do português e aplicação computacional e Sintaxe, sintaxes: uma introdução, Para conhecer sintaxe e Chomsky: a reinvenção da linguística. Atua nas áreas de Sintaxe (e sua interface com Semântica, estrutura informacional e prosódia), gramática do português brasileiro, Teoria da Otimidade e Linguística Computacional.

Mediador:
Renato Miguel Basso é professor na Universidade Federal de São Carlos, doutor e mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Desde a graduação vem pesquisando sobre questões relativas à expressão dos eventos nas línguas naturais, como o aspecto verbal e a acionalidade. No mestrado, estudou o fenômeno da detelicização e no doutorado, a semântica das relações anafóricas entre eventos. Em cooperação com outros pesquisadores, publicou um manual sobre a história da língua portuguesa. Atualmente, estuda a formação do português brasileiro e a semântica dos indexicais. Pela Contexto é organizador do livro Semântica, Semânticas: uma introdução, coautor do livro O Português da Gente e autor dos livros Gramática do Português Culto Falado no Brasil Vol. III e IV.