Fechar

Antonio Carlos Lessa escreve sobre a Coleção RI

Agora em junho, a Contexto dedica sua expertise e anos de experiência a uma nova área de atuação. Com o lançamento da Coleção Relações Internacionais, coordenada por Antonio Carlos Lessa, professor titular da UnB, faremos o saber circular ainda mais.

Nos últimos dias, Lessa fez uma série de publicações sobre a Coleção RI em seu perfil no Twitter (@antoniolessa) e sintetizou o objetivo do projeto tão bem que decidimos trazer esse conteúdo aqui para o blog. Confira:

Eu fico bem contente com o início da publicação da Coleção Relações Internacionais, desenvolvida pela Editora Contexto.

O primeiro livro deste novo projeto é do colega Niels Søndergaard (@Nielssonder8881), pesquisador Insper (@Insper) e do Centro de Estudos Globais da UnB (@estudosglobais).

Para mim, é um desafio enorme coordenar um projeto deste porte para uma editora com a trajetória da Contexto, que eu considero uma das melhores editoras do Brasil.

A Contexto se distingue tanto pelo trabalho editorial competentíssimo quanto pela liderança na formação e na ampliação dos espaços de publicação de várias disciplinas – História, Linguística e Filosofia, por exemplo.

A ideia da Coleção é oferecer recursos para o ensino das principais disciplinas, as que estruturam os cursos de graduação em Relações Internacionais – e mais alguns temas fundamentalmente importantes no ensino de RI no Brasil.

Nesse sentido, os livros são pensados como “introduções avançadas”, a partir das quais será possível desdobrar planos de ensino e de estudos bem profundos, a depender do projeto da disciplina e das intenções dos leitores.

Os livros atenderão, então, as expectativas de informação de um público amplo – seja estudante de RI, de Ciência Política, História ou de qualquer outro curso em que essas agendas se apresentem como relevantes e desafiadoras. Assim como de quem se prepara para concursos públicos.

Ao livro de Economia Política Global se seguirão outros 14 títulos – desde Introdução até Segurança Internacional. E teremos um belo time de autores, que buscarão traduzir o seu conhecimento e autoridade em ferramentas pensadas para o ensino de RI.

Os próximos títulos – Teoria das Relações Internacionais, escrito por Feliciano de Sá Guimarães (@felicianosa), e Análise da Política Externa, de Rogério de Souza Farias (@rofarias) e Haroldo Ramanzini Júnior – serão publicados nas próximas semanas.

Antonio Carlos Lessa


Antonio Carlos Lessa é professor titular de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB). É autor de dezenas de trabalhos, entre livros, capítulos e artigos, publicados no Brasil e no exterior, e atua como editor científico há mais de 20 anos. Concluiu estudos pós-doutorais na University of Illinois at Urbana-Champaign (Estados Unidos), na Université de Strasbourg e na Université de Paris 1 (França) e é Senior Research Fellow do Centro de Estudos Globais da UnB.