Fechar
Análise de Política Externa

Análise de Política Externa

Análise de Política Externa

O objetivo deste livro é ser um manual introdutório para a disciplina de Análise de Política Externa (APE), uma porta de entrada para historiadores, cientistas políticos e, principalmente, alunos de graduação em Relações Internacionais conhecerem as teorias e os conceitos mais básicos.

Um dos diferenciais deste volume é o uso de estudos de casos sobre eventos relacionados à História do Brasil para exemplificar e apresentar os limites das mais variadas teorias. Acreditamos ser esse recurso pedagógico importante, principalmente para pessoas não familiarizadas com o tema e que terão o primeiro contato por intermédio deste livro. Notamos, contudo, que os casos são utilizados no contexto do ensino e não reproduzem os consensos e as complexidades historiográficas existentes.

Seguindo a tendência majoritária do campo de conceber a política externa como uma política pública, introduzimos a reflexão sobre a definição de agenda e a implementação da política externa, dimensões não muito comuns em manuais de APE. O mesmo pode ser dito sobre as discussões metodológicas e sobre como influenciar essa política pública. Esperamos que a reflexão dos leitores sobre esses elementos aumente a densidade desses debates.

Para a redação desta obra, utilizamos centenas de livros, artigos, capítulos de livros e outros trabalhos monográficos, como teses de doutorado e dissertações de mestrado. Em decorrência da proposta da coleção, que busca apresentar uma linguagem acessível e textos mais sintéticos, não utilizamos o referenciamento usual de notas de rodapé. Apresentamos, no entanto, na última parte do livro, como “Sugestões de leitura”, os principais trabalhos que julgamos importantes para os leitores se aprofundarem.


Haroldo Ramanzini Júnior, doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, é professor-associado da Universidade Federal de Uberlândia e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília. Foi pesquisador visitante na Universidade de Harvard, Estados Unidos, e é atualmente pesquisador sênior do Centro de Estudos Globais da Universidade de Brasília e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Rogério de Souza Farias, doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, é professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília e pesquisador sênior do Centro de Estudos Globais da mesma universidade. Foi pesquisador visitante na Universidade de Chicago e na University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia, atuou em vários órgãos federais.